Quais são as consequências negativas de um desequilíbrio entre vida profissional e pessoal?
Você acredita que, atualmente, existe um bom equilíbrio entre a sua vida pessoal e a sua vida profissional?
Bem… Independentemente de sua resposta, é de extrema importância que você sempre tenha esse assunto em mente, até mesmo como uma espécie de alerta. Afinal, como será explicado no decorrer do conteúdo a seguir, assim que esse equilíbrio é afetado, diversas consequências negativas podem surgir, de modo a afetar até mesmo a sua saúde.
Continue a leitura para entender mais detalhes.
O desequilíbrio, de modo geral, nunca é algo positivo
Mesmo fora de qualquer âmbito profissional, você já percebeu que o desequilíbrio, por si só, tende a não ser bom?
É preciso que exista equilíbrio na hora de se alimentar, para não ter problemas de saúde, assim como é preciso existir equilíbrio em um relacionamento, para que ele não se desgaste.
E esses, claro, são apenas exemplos: no que diz respeito ao seu trabalho e à sua vida fora dele, o equilíbrio também precisa existir, de modo que tudo flua como o esperado.
O que o desequilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal pode gerar
Ok: você já sabe que o desequilíbrio deve ser evitado para que as coisas possam fluir da melhor forma. Mas, que tal explorarmos mais o que pode vir a acontecer, caso ele consiga se sobressair?
Eis apenas algumas das consequências negativas com as quais você precisará lidar, nesse contexto:
Enfraquecimento dos relacionamentos pessoais
Quando não existe um bom equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional, o afastamento em relação a amigos e familiares tende a ser uma grave consequência.
E, o pior: até mesmo as pessoas que convivem na mesma casa acabam sendo deixadas de lado, em prol do trabalho.
Surgimento do esgotamento profissional
Não há quem consiga suportar por muito tempo uma vida que seja pautada somente no trabalho, não é mesmo?
É preciso que exista tempo de qualidade com as pessoas acima citadas e consigo mesmo. Ou seja: é preciso buscar o equilíbrio.
Queda de desempenho
Por mais contraditório que isso possa parecer, quem vive apenas para trabalhar pode acabar tendo um desempenho ruim em suas tarefas, justamente por não ter um momento para “respirar” e fazer as coisas que gosta.
Então, que tal reservar um tempo para ler, ver sua série favorita, ir ao cinema ou fazer qualquer outra coisa que te agrade?
Problemas relacionados à saúde
Sabe o esgotamento profissional, citado anteriormente?
Pois saiba que ele pode ser apenas a porta de entrada para diversos problemas que afetam diretamente a saúde, sendo que até mesmo a depressão pode ser um deles.
Prepare-se para ter uma vida profissional plena, e de sucesso
Conforme foi possível perceber, a busca pelo equilíbrio é a melhor iniciativa que pode ser adotada por quem quer crescer na carreira, sem deixar a qualidade de sua vida pessoal de lado. Então, se este é o seu objetivo, não espere mais para começar a agir.
Além disso, não deixe de ler os demais conteúdos do blog Currículos Vencedores: eles estão repletos de outras dicas que farão imensa diferença no seu dia a dia dentro e fora do seu ambiente de trabalho.