Pensando em como conquistar promoção no trabalho? Confira essas dicas

Como conquistar promoção no trabalho

Uma das principais metas de todo profissional é alcançar o crescimento da sua carreira. Seja pelo reconhecimento do trabalho, aumento da remuneração, conquista de mais responsabilidades ou outros motivos. As promoções são uma das maneiras para conquistar essas subidas e, para consegui-las, são necessários diversos fatores como a própria dedicação, proatividade e força de vontade. Nesse artigo, apresentaremos algumas dicas que podem te ajudar na jornada de como conquistar promoção no trabalho. Continue lendo!

Dicas de como conquistar promoção no trabalho

1. Faça mais do que a sua função manda

Se você faz o que está dentro da sua função com excelência, já é um ótimo passo para começar. No entanto, um colaborador que vai além, auxilia seus colegas, é engajado com a empresa, conquista a confiança de seus superiores e sempre é visto com bons olhos. 

Porém, não pense que isso signifique fazer densas horas extras e assumir montanhas de responsabilidades. Isso, na verdade, pode acabar prejudicando não apenas sua vida profissional como também pessoal.

2. Pense no crescimento, não no ego e status

Tão importante quanto melhorar o seu salário ou uma posição na empresa, imagine que com uma promoção você também irá adquirir mais conhecimentos e habilidades. Isso também é algo observado aos gestores na hora de posicionar alguém em cargos de liderança. Por isso, tenha o desejo de crescer junto com sua carreira, tendo em mente as responsabilidades e motivações que virão junto com sua promoção.

3. Autodesenvolvimento

Quem busca por uma promoção deve estar sempre aperfeiçoando seus conhecimentos, habilidades e até mesmo os próprios comportamentos. Além de formação acadêmica, alguns cursos, treinamentos, workshops e palestras fazem toda a diferença para o autodesenvolvimento profissional e pessoal. 

4. Inteligência emocional em evolução

Mais do que conhecimento técnico, é importante ter também conhecimento para lidar com a pressão, com cobranças, com colegas e com todo o ambiente empresarial. Algumas situações podem chegar a ser estressantes, mas é necessário saber como lidar com elas, tendo controle para não perder a postura. Isso vale para todos os profissionais e é algo muito apreciado e observado pelos superiores.

5. Seja um colaborador

Quando falamos em colaborador, não é apenas um termo diferenciado para funcionário, mas sim alguém que realmente colabora com a empresa e seus colegas. Algo que deve ser pensado em como conquistar promoção no trabalho também envolve o relacionamento com os outros empregados, afinal, se você for promovido, precisará lidar diretamente com alguns e talvez até ter de gerir outros. Por isso, crie confiança e saiba como motivar seus colegas de trabalho para que todos sigam o objetivo da empresa.


O que achou do nosso artigo sobre como conquistar promoção no trabalho? Se gostou, não esqueça de curtir e compartilhar com os seus amigos. Além disso, acompanhe nosso blog e fique por dentro de muitas outras dicas e notícias para se destacar no mercado de trabalho. 

Até a próxima!

Artigos Relacionados