Como criar um currículo para seu primeiro emprego?

primeiro-emprego

A busca pelo primeiro emprego vem em conjunto com incertezas e preocupações, uma das maiores sendo como criar um currículo.

Como montar um currículo sem experiência? O que colocar em cada tópico? Será que é possível conseguir uma vaga só com a experiência da escola? Não se preocupe, foi pensando nisso que preparamos esse artigo com dicas e informações importantes para te ajudar a entrar no mercado de trabalho.

Não tenho experiência profissional … e agora?

Pode parecer um tanto quanto complicado conseguir o seu primeiro emprego, afinal as empresas não pedem experiência? Nem sempre!

Existem vagas para todos os profissionais, desde os que estão começando até aqueles que possuem anos de experiência. Você não vai começar aplicando para uma vaga sênior, mas sim para vagas que não pedem experiência ou, por exemplo, de Jovem Aprendiz, Estágio ou Trainee.

A dica maior é saber em que área gostaria de trabalhar e elaborar seu primeiro currículo com foco nela. Sempre seguindo algumas dicas importantes.

Como criar o primeiro currículo e o que não pode faltar?

Primeiramente, currículo nada mais é que um documento que conta, de maneira resumida, as experiências profissionais e acadêmicas de alguém. Mas, além disso, é a partir do currículo que os recrutadores vão conhecer o perfil e as habilidades de cada um. E então decidir se seria a contratação ideal para a empresa.

O Currículo deve possuir no cabeçalho as informações de contato básicas: nome, telefone, e-mail e link do perfil LinkedIn. Isso já é o suficiente, o resto pode ser perguntado nos processos de seleção.

Logo a seguir, um breve resumo sobre você, falando sobre seus objetivos profissionais e sua trajetória. Pode ser algo simples, como “procurando colocação profissional na área tal”, ou algo mais elaborado, que fale o que gostaria de conquistar com esse currículo.

A próxima seção será sobre sua educação. Coloque a última formação relevante, por exemplo, sua formação no Ensino Médio ou a Universidade e curso que está estudando. Lembre-se de incluir a data de graduação.

Também na parte de educação, apresente os cursos e formações relevantes. Cursos profissionalizantes, de idiomas, projetos de pesquisa e publicações, ou atividades extracurriculares são ótimas possibilidades.

Por fim, a seção de “Experiência”. Por mais que esteja procurando seu primeiro emprego, será que não teve alguma experiência anterior que pode te ajudar? Um trabalho voluntário, um “bico” ou atividade freelancer, um intercâmbio, monitorias ou olimpíadas podem ser o diferencial que vai te ajudar a conquistar a vaga!

E por fim, não se esqueça de pontuar suas “soft skills”, ou seja, habilidades e competências que você tem que vão além da teoria. É o caso de habilidades como comunicação, criatividade, trabalho em equipe, liderança, etc.

Como deixar o currículo mais “atrativo”?

O primeiro passo para deixar seu currículo mais “atrativo” é elaborar pensando na vaga que gostaria de ter. Como as suas experiências e a sua trajetória te aproximam dessa vaga?

Por exemplo, se está buscando uma vaga de atendente, sua participação em um grupo de debate ou um trabalho voluntário podem mostrar suas habilidades interpessoais e de comunicação! Outras experiências podem mostrar sua disposição, organização e demais soft skills.

Então, para te ajudar nisso, faça sempre uma breve descrição, ou tópicos, com suas principais atribuições e conquistas em cada uma das suas experiências profissionais e acadêmicas. Lembre-se que toda experiência pode ser relevante, vai depender do que você falar sobre ela no currículo.

Com um Currículo Vencedor, seu primeiro emprego está mais próximo do que imagina!

Criar um currículo, ainda mais para o seu primeiro emprego, não é uma tarefa fácil, mas seguindo essas dicas e outras daqui do blog, é possível simplificar esse processo e se preparar para entrar no mercado de trabalho à todo vapor!

Artigos Relacionados