Qual abordagem mais eficaz para lidar com perguntas difíceis ou inesperadas na entrevista de emprego?

Não são só as habilidades técnicas que são avaliadas na entrevista de emprego, o comportamento do candidato também é analisado. As perguntas difíceis são fundamentais para avaliar como o profissional lida com pressões e desafios.

Claro que algumas perguntas podem te deixar sem resposta, mas fique tranquilo, vamos dar algumas dicas de como se preparar para estas perguntas.

Exemplos de perguntas difíceis na entrevista

Por mais que você esteja preparado, algumas perguntas podem ser difíceis de responder. Antes de ver o que fazer na hora que isso ocorre, veja alguns dos questionamentos que você pode receber durante o processo seletivo:

  • Cite alguns dos maiores desafios que você enfrentou ao longo de sua carreira;
  • Como você lida com conflitos no ambiente de trabalho;
  • Diga três defeitos;
  • Por que você deseja entrar na empresa.

Como reagir aos questionamentos inesperados

Sabemos o quanto é difícil manter a calma nesses momentos, mas ficar o mais sereno possível é uma das primeiras dicas a seguir. Traremos algumas instruções que você pode seguir na sua entrevista e que podem te diferenciar dos demais candidatos, confira.

Seja sincero

Entre tentar resolver um super problema e ele não ser resolvido ou ficar pior e ser honesto, o recrutador deseja que você saiba reconhecer os seus limites. Seja sincero e diga que você não sabe resolver ou responder aquela questão quando isso ocorrer. Inventar algo pode ser bem pior do que não saber sobre aquilo.

Demonstre interesse em aprender e crescer

Mostre o quanto você consegue se adaptar aos desafios e aprendeu com os seus erros passados quando for questionado sobre eles. Assim você demonstra que está sempre pronto a aprender.

Treine algumas respostas

Você pode treinar algumas respostas que demos exemplos no tópico acima. Chame um familiar ou amigo para estar no lugar do recrutador e veja se você se sai bem com perguntas inusitadas.

Utilize a técnica STAR

A técnica traduzida para o português significa: Situação, Tarefa, Ação e Resultado. Você responderá às questões seguindo a estrutura a seguir:

S: forneça detalhes da situação em que você estava envolvido que responda à questão;
T: explique o cada profissional deveria fazer na situação;
A: foque na sua ação, tome cuidado para não ficar criticando os erros do seu ex-colega de trabalho;
R: enfatize o resultado para que o recrutador consiga enxergar suas qualidades.

Dica bônus

Como algumas perguntas inusitadas podem se referir às suas habilidades, é importante se preparar. Que tal fazer uma lista com essas soft skills, sempre tendo como norte a vaga pretendida.

Outra dica é conhecer a cultura da empresa e estar pronto para perguntas como sua pretensão salarial. Tenha respostas alinhadas com a vaga, sempre responda o que te perguntarem e seja objetivo, dessa forma, é mais fácil se destacar.

E para saber mais dicas sobre o mercado de trabalho, fique por aqui, sempre abordamos temas importantes em nosso blog!

Artigos Relacionados