5 erros cruciais ao elaborar um currículo

Erros ao fazer currículo

O mercado de trabalho está em constantes transformações. Novas profissões surgem, novos cargos… Sendo assim, é necessário um olhar atento para todas as novidades que aparecem diariamente. Porém, existe um item que parece resistir às mudanças: o currículo profissional, afinal, ele ainda segue um forte padrão na sua elaboração. Ou seja, mesmo que o candidato tenha as habilidades necessárias para a vaga, se ele não conseguir transmitir as informações no CV, corre sérios riscos de não ser aprovado.

Pensando nisso, reunimos o 5 erros mais comuns e frequentes ao montar um currículo profissional que podem fazer a pessoa ficar para trás em um processo seletivo.

Vamos lá?

1.Dados de contato

Sim! Existem candidatos que esquecem de colocar os dados de contato na hora de escrever o currículo. Não mencioná-los ou não deixá-los visível é um motivo para ser descartado na primeira filtragem do recrutador.

2.Generalizar

Esse erro é mais frequente: não especificar seu objetivo profissional no currículo, ou deixá-lo muito amplo. Ao fazer isso, fica difícil para o especialista em recrutamento determinar a sua aderência ao perfil desejado para a vaga.

3.Excesso de informação

Imagine quantos currículos uma empresa recebe para determinados cargos. Para otimizar a seleção, são feitas várias filtragens que seguem de acordo com o que os executivos buscam. Um desses filtros é justamente a extensão do seu currículo. O que isso quer dizer? Simples: menos é mais. CV muito longos e com informações que não são relevantes para a vaga almejada tendem a ser descartados.

4.Autoavaliação

Listar pontos fortes e fracos são importantes, mas é preciso cuidado. É uma dificuldade natural do ser humano identificar suas forças e fraquezas.

5.Erros Ortográficos

Por último, sem dúvidas, o erro mais perigoso: a gramática. Uma sólida experiência profissional e diversos cursos podem passar despercebidos diante de equívocos ortográficos.

Como solucionar problemas no currículo?

Como vimos, o currículo profissional é uma ferramenta muito importante para conquistarmos grandes objetivos. Por isso, nada melhor do que contar com uma forcinha, não acha? Para isso, conte com a gente! Nós somos a Currículos Vencedores! E sabe qual é a nossa especialidade? Transformar o seu CV. Isso mesmo, temos um headhunter preparado para coletar as suas informações, e montar um currículo campeão. Não deixe a tão sonhada vaga escapar, invista em você. Invista no seu sucesso.

Artigos Relacionados