Como evitar a sobrecarga de trabalho e o esgotamento profissional?

Independentemente de qual seja, exatamente, o momento atual de sua carreira, pode ser que mais cedo ou mais tarde você se depare com a sobrecarga de trabalho e com o esgotamento profissional.

Mas, acredite: estas são situações com as quais nenhuma pessoa deveria ter que lidar.

Então, a fim de tentar evitá-las o máximo possível, leia cada um dos próximos parágrafos com bastante atenção.

Dois termos que estão profundamente interligados

Primeiro, é necessário que você compreenda que estes dois termos possuem forte ligação entre eles.

E isso ocorre porque quando há excesso de trabalho (ou seja, a sobrecarga), é praticamente inevitável o fato de que haverá esgotamento profissional. Afinal, não há quem não se sinta esgotado ao ter que trabalhar mais do que deveria, não é mesmo?

Assim sendo, é preciso “agir direto na fonte do problema”, seguindo as dicas do próximo tópico.

As melhores dicas de como manter o esgotamento profissional longe da sua carreira

Então, indo direto ao ponto que te trouxe até esse conteúdo, eis as principais dicas que você deve seguir para se ver livre do esgotamento profissional:

1. Adote uma boa gestão de tempo

Sabia que a sensação de sobrecarga, como se dezenas de tarefas tivessem que ser resolvidas ao mesmo tempo, pode surgir da má gestão de tempo?
A dica, portanto, é se organizar nesse sentido, de preferência usando ferramentas de organização por meio das quais essas tarefas possam ser separadas, dando foco para as mais importantes e urgentes.

2. Mantenha o perfeccionismo longe

Sim, sabemos que, no meio corporativo, a vontade de agradar e mostrar resultados perfeitos tende a ser grande. Mas, tome cuidado!

Querer deixar tudo sempre perfeito é o primeiro passo para o esgotamento profissional, uma vez que algo que poderia ser feito em alguns minutos irá tomar muito mais do seu tempo, comprometendo sua rotina profissional como um todo.

3. Aprenda a impor seus limites

Não importa se você é um estagiário, alguém ocupando um cargo de nível júnior ou mesmo alguém que já esteja no nível sênior: você é humano e, portanto, precisa conhecer seus limites.

Não é raro que passe por situações nas quais terá que realmente lidar com muitas tarefas, mas lembre-se que a sobrecarga é sua inimiga. Logo, saber dizer “não” se torna necessário, caso queira evitar se sentir esgotado.

4. Reflita sobre os prazos, antes de aceitá-los

Sabe aquele projeto que pedem para você comandar, e que tem um prazo bastante apertado?

Por bem… Pense duas vezes antes de aceitar lidar com ele, pois, além do prazo em si, é muito provável que você tenha que encarar algumas cobranças durante o processo, também.

E, aí, se sentir sobrecarregado e com esgotamento profissional será inevitável.

Lembre, também, que pode haver a chance de delegar algumas tarefas, de modo a deixar seu fardo mais leve.

Prepare-se para atuar no mercado de trabalho de forma saudável e produtiva

Quer mais dicas de como manter o esgotamento profissional distante, ao mesmo tempo, em que contribui significativamente para o mercado e constrói uma carreira de sucesso?
Então, leia agora mesmo os outros conteúdos do blog Currículos Vencedores!

Artigos Relacionados