Quais são os detalhes importantes a serem incluídos ao descrever uma experiência profissional no currículo?

A construção de um bom currículo inclui a inserção de diversas informações que são relevantes para o recrutador, sendo que a experiência profissional definitivamente faz parte desse contexto.

Mas, entre tudo o que envolve esse tipo de experiência, o que, afinal, deve de fato ser colocado nesse documento tão importante?

Descubra por meio da leitura dos próximos parágrafos.

Inserir as experiências profissionais no currículo é de suma importância

Antes de saber quais “partes” de uma experiência profissional devem constar em seu currículo, é preciso que você saiba que colocar as experiências desse tipo no documento em questão é, de fato, de extrema relevância.

Afinal, é por meio delas que o recrutador conhecerá sua jornada no mercado de trabalho, não sendo à toa que este pode até mesmo ser um fator de corte durante o processo seletivo.

Mas, não se engane: não chega a ser necessário informar todas as suas experiências prévias, principalmente se forem muitas.

O ideal, nesse caso, é focar naquelas que condizem com a vaga que você pretende ocupar.

Quais detalhes de cada experiência profissional não devem ser deixados de lado

Toda experiência profissional é composta por muitos detalhes, não é mesmo?

Porém, lembre-se que o recrutador precisa otimizar o tempo e seja o mais direto possível nas informações.

Informações essas que representam o básico de cada passagem sua por outras empresas e estão listadas abaixo:

  • Data do início e do fim da experiência profissional (mês e ano);
  • Empresa na qual essa experiência aconteceu;
  • O cargo ocupado e as atividades desenvolvidas.

Lembrando que estas atividades devem estar resumidas em forma de tópicos, e que as experiências profissionais mencionadas no currículo devem seguir uma ordem de apresentação, começando pelas mais novas.

A falta de experiência não deve ser motivo para desânimo

Agora, caso você ainda não tenha uma experiência profissional, é muito provável que esteja se perguntando como deverá deixar esse campo em seu currículo.

E a verdade é que, nesse caso, é preciso focar na sinceridade, informando que não possui uma experiência prévia, mas que, por outro lado, possui muita vontade de aprender e crescer com a empresa.

E, claro: caso tenha feito cursos que possuam relação com a vaga em aberto, não deixe de mencionar isso.

Apenas não desanime, combinado?

Tudo sobre a construção de bons currículos, em um só lugar

E então: você sabia que a iniciativa de falar sobre suas experiências profissionais no currículo é tão simples?

Aliás: a montagem de um bom currículo, de modo geral, é consideravelmente descomplicada, e você pode aprender simplesmente tudo sobre ela por meio dos conteúdos disponibilizados no blog Currículos Vencedores.

Blog este que também está repleto de dicas e informações sobre o mercado de trabalho, de modo que você consiga se informar e se preparar para a posição que tanto almeja alcançar no decorrer de sua carreira profissional.

Clique no link acima para acessá-lo e não deixe de ler cada artigo com bastante atenção e dedicação: essa iniciativa literalmente irá fazer uma grande diferença em seu futuro, dentro e fora das empresas.

Artigos Relacionados