Por que a flexibilidade no trabalho é uma habilidade tão valorizada atualmente?

Flexibilidade no trabalho … Quando você pensa a respeito desse termo, qual é a primeira coisa que vem à sua mente?

Independentemente de qual seja o seu pensamento sobre o assunto, é de extrema importância que você saiba que ele está relacionado a uma das habilidades mais valorizadas pelos recrutadores atualmente.

E o motivo de isso acontecer está explicado no decorrer dos próximos parágrafos: não deixe de lê-los com bastante atenção.

Boa leitura!

A interpretação errada da flexibilidade no trabalho deve ser evitada

Muitas pessoas enxergam a flexibilidade no trabalho como uma espécie de abertura que o funcionário deve ter, aceitando ser enviado para diversos departamentos e aceitando lidar com os mais diversos tipos de tarefas, mesmo aquelas que não condizem com sua área.

Ocorre, porém, que essa visão realmente não poderia estar mais errada.

Ocorre que a flexibilidade no trabalho é nada menos que uma habilidade que está diretamente atrelada a duas palavras de imensa importância no meio corporativo:

adaptabilidade e resiliência.

Em outras palavras: o profissional que possui tal habilidade consegue se adaptar melhor a imprevistos e mudanças, por exemplo.

Por que essa habilidade está sendo tão valorizada pelas empresas

Uma vez tendo o significado apresentado acima, esta habilidade é vista como algo de valor pelos recrutadores pelo fato de que, ao tê-la, qualquer profissional se mostra capaz de acompanhar não só o ritmo da empresa, mas também do mercado propriamente dito.

E, considerando um momento no qual as mudanças (principalmente tecnológicas) acontecem a passos largos, nada melhor do que poder contar com funcionários que se mostram mais flexíveis e conseguem se adaptar mais rapidamente, inclusive sem perder a produtividade.

A flexibilidade oferecida pelas empresas é vista com bons olhos pelos funcionários

É válido frisar, ainda dentro desse contexto, que também é possível que as empresas sejam mais flexíveis em relação a algumas regras impostas para os funcionários, de modo a motivá-los significativamente.

Inclusive, não são poucas as vagas nas quais já é possível notar uma boa dose de flexibilidade.
Existem empresas que, entre outras coisas:

  • Permitem que a equipe se vista como desejar (dentro do limite do aceitável, obviamente);
  • Permitem que os funcionários tenham uma liberdade de horário muito maior;
  • Permitem que os funcionários trabalhem de onde desejarem.

Em resumo, portanto, pode-se dizer que, assim como as empresas valorizam a flexibilidade no trabalho, sendo esta uma grande habilidade, muitos profissionais também esperam certa flexibilidade por parte dos contratantes, como forma de terem mais motivação e conseguirem entregar resultados mais significativos.

Tudo o que você precisa saber sobre o mercado está aqui

Agora que você já sabe por que a flexibilidade no trabalho está sendo tão valorizada, é hora de continuar aprendendo sobre outros temas que, sem sombra de dúvidas, também influenciam a carreira de qualquer profissional, seja de forma direta ou mesmo de forma indireta.

Você já pensou, por exemplo, sobre como é possível inserir a inclusão e a diversidade nos ambientes corporativos?

E sobre como se preparar corretamente para uma feira de empregos, você já pensou?

Visite os demais conteúdos do blog Currículos Vencedores agora mesmo para aprender sobre esses e outros temas.

Artigos Relacionados