Quais são as habilidades de comunicação mais importantes para o sucesso profissional?
Você já pensou em trabalhar suas habilidades de comunicação, a fim de conseguir ter um sucesso profissional ainda mais significativo?
Se esse pensamento nunca lhe ocorreu, é hora de dar o primeiro passo e começar a agir: afinal, embora nem sempre seja nítido, tais habilidades de fato têm o poder de fazer qualquer pessoa chegar mais longe no mercado de trabalho, quando são bem utilizadas.
E, no conteúdo a seguir, você saberá em quais deverá focar.
Vamos começar?
Não existe apenas um tipo de comunicação, sabia?
Antes de falarmos especificamente das habilidades de comunicação, é válido frisarmos que a comunicação, propriamente dita, se divide em alguns tipos, sendo eles:
- A comunicação não verbal;
- A comunicação verbal;
- A comunicação escrita;
- A comunicação visual.
É muito importante que você busque aprender sobre todas elas e sobre como trabalhá-las, sabia?
Mas, de modo geral, sempre irão existir aquelas habilidades comunicacionais para as quais as empresas darão maior importância na hora de contratar um colaborador e decidir mantê-lo no time.
Vamos falar sobre elas?
As habilidades de comunicação que você deve desenvolver para ter sucesso na carreira
São muitas as habilidades de comunicação que existem e que devem te acompanhar no decorrer de sua carreira.
Mas, quando é preciso escolher as mais importantes, é impossível não citar:
1. A habilidade de ouvir primeiro, e falar depois
Sabemos que o fato de esta lista começar com esta habilidade pode ter te surpreendido. Mas, de fato, saber ouvir é uma vantagem e tanto para qualquer profissional!
Afinal, não há nada mais “feio” do que uma pessoa que durante uma reunião, por exemplo, invade a fala dos colegas para dar sua opinião.
2. A habilidade da autoconfiança ao falar
Esta habilidade de comunicação nada mais é do que a capacidade de se mostrar seguro ao apresentar um trabalho ou expor uma ideia.
Colocá-la em prática requer o ajuste da postura e a realização de contato visual, por exemplo. E, acredite: embora possa ser algo que amedronte algumas pessoas, é uma das melhores habilidades a serem adotadas por quem deseja passar a ideia de que sabe o que está fazendo, ao invés de transmitir a imagem de uma pessoa frágil e perdida.
3. A habilidade de se comunicar de forma clara
É impossível falar de habilidades de comunicação valorizadas no mercado de trabalho sem citarmos a clareza, tão necessária em ambientes trabalhistas nos quais ninguém tem tempo a perder.
E o melhor é que colocá-la em prática não é difícil: basta se lembrar de sempre ir direto ao ponto, inclusive na comunicação escrita!
4. A habilidade de adotar o tom e o volume certos ao falar
A forma como comunicamos algo muitas vezes pesa mais do que a informação transmitida, deixando uma impressão contrária àquela que se desejaria passar.
E você certamente não gostaria que as pessoas te interpretassem mal, não é mesmo?
Então, sempre atente-se à sensibilidade da situação, por exemplo, e baseie nela a sua fala.
Agora, que tal mais dicas de como ser um profissional de destaque no mercado de trabalho?
Acompanhe a Currículos Vencedores: este é o próximo passo para chegar ainda mais longe!