Quais são as habilidades mais valorizadas atualmente no mercado de trabalho?

habilidades-valorizadas-no-mercado-de-trabalho

Para ser selecionado na vaga dos sonhos é necessário ter mais que um currículo bem elaborado, bons cursos e experiências. As habilidades são importantes para manter um bom relacionamento no trabalho e se manter na instituição.

Elas são as famosas soft skills, ou seja, habilidades subjetivas individuais e que dificilmente podem ser identificadas através de testes. Normalmente são observadas no dia a dia no ambiente de trabalho.

Se deseja ter maiores chances de se destacar no mercado de trabalho, veja quais são as habilidades mais valorizadas e qual delas você precisa trabalhar mais ou potencializar.

Habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho

Algumas das habilidades que falaremos aqui são bem conhecidas pela maioria das pessoas por serem bem populares nas respostas dos candidatos nas entrevistas. Já algumas podem ser uma surpresa ou não, caso ela seja uma de suas habilidades, confira.

Senso crítico

Há diversas situações no ambiente de trabalho que devem ser analisadas de forma crítica. Portanto, um profissional com capacidade de discutir de forma racional, buscando outras soluções e fontes é um diferencial.

Flexibilidade

Esta habilidade está relacionada à capacidade de se adaptar às diferentes demandas e formas de trabalho.

Perfil analítico

Um profissional com esta habilidade consegue propor soluções se baseando em estudos e analisando bem as situações e as opções disponíveis. Geralmente ele é comprometido, focado e assertivo.

habilidades-procuradas-no-mercado-de-trabalho

habilidades-procuradas-no-mercado-de-trabalho

Criatividade

Se engana quem acha que criatividade só está relacionada a áreas artísticas. Ela se refere em como a pessoa consegue solucionar problemas com os recursos disponíveis, e que não espera ter o melhor em tecnologia para encontrar um método ideal de entrega, por exemplo.

Inteligência emocional

Sabemos o quanto um ambiente de trabalho pode ser estressante, com isso, algumas situações podem acontecer e fazer com que as discussões ocorram. A inteligência emocional é importante para que o diálogo seja a primeira opção nessas ocasiões.

A empatia faz parte das competências de quem tem inteligência emocional. Se colocar no lugar do outro é um dos pontos principais para evitar conflitos.

Bom relacionamento interpessoal

Quanto melhor a comunicação entre os colaboradores, mais motivação se tem no ambiente de trabalho. O bom relacionamento interpessoal é manter uma boa relação entre os colegas de trabalho, tendo empatia e sabendo se comunicar de forma assertiva.

Como visto, existem diversas habilidades valorizadas no mercado de trabalho, e cada pessoa pode se identificar com algumas e outras não. Para as que você não considera como principal, pode buscar ajuda de outra forma.

Existem diversos cursos, alguns até gratuitos, que ensinam como aprimorar essas habilidades. Também é possível encontrar auxílio através de leituras, mentores e até terapia, se for o caso.

Todas as áreas devem ser desenvolvidas, as habilidades comportamentais e as profissionais, como cursos, por exemplo. Conta pra gente quais dessas habilidades você mais se identificou.

Continue no nosso blog e fique por dentro das dicas de como se destacar no mercado de trabalho e aperfeiçoar sua carreira!

Artigos Relacionados