Headhunter, o que é? Como ele pode te ajudar!

headhunter o que é?

O headhunter é responsável por achar os melhores profissionais do mercado, aliando as necessidades da empresa com a qualificação do profissional. Você sabe responder a pergunta “headhunter, o que é?” Não? Então continue a leitura e venha descobrir sobre essa profissão!

O que é um headhunter?

O headhunter ou “caçador de cabeças”, é um profissional que desempenha um papel extremamente importante e estratégico em uma organização.

Ele é responsável por achar os melhores talentos do mercado e trazer para dentro da empresa.

Este profissional deve entender bem quais são as necessidades da empresa, avaliando detalhadamente a vaga que está recrutando para conseguir selecionar o candidato ideal.

O headhunter é diferente do recrutador, sendo a maior diferença entre eles o networking.

Normalmente ele é um ótimo relacionador, gerando confiança, produtividade e que sabe encontrar as pessoas corretas para os cargos certos.

Qual o perfil deste profissional?

O profissional headhunter precisa ter uma combinação de habilidades técnicas e comportamentais para exercer sua função com prontidão. Veja abaixo elas:

Habilidades técnicas: ele precisará entender detalhadamente o segmento que irá procurar os candidatos, caso contrário, a avaliação de competências técnicas para a vaga podem ser maléficas e trazer prejuízos à empresa.

Habilidades comportamentais:

  • networking
  • dinamismo
  • boa comunicação
  • habilidades de negociação

Como é o trabalho de um headhunter?

Como vimos anteriormente, o headhunter é um intermediário entre a empresa e o candidato à vaga de emprego.

Após identificar as necessidades da vaga e o que a empresa precisa naquele momento, ele escolhe os perfis mais adequados para atender às funções e começa a estudar minuciosamente cada um.

Dentro das suas responsabilidades estão:

  • ajudar a empresa encontrar o perfil ideal para a vaga;
  • identificar os candidatos
  • avaliar os candidatos
  • realizar as entrevistas, para averiguar competências, habilidades, etc
  • escolher o melhor candidato
  • mediar as questões finais, salários

Contar com a ajuda de um headhunter pode trazer diversos benefícios para a empresa, pois ele poderá realizar consultorias, avaliações e aumentar o networking da equipe.


O que achou do nosso artigo sobre o headhunter, o que é? Se gostou, não esqueça de curtir e compartilhar com os seus amigos. Além disso, acompanhe nosso blog e fique por dentro de muitas outras dicas e notícias para se destacar no mercado de trabalho. Até a próxima!

Artigos Relacionados