Quais são os passos essenciais para uma boa mudança de carreira?
Dificilmente será um exagero afirmar que o momento da mudança de carreira mais cedo ou mais tarde acaba surgindo para qualquer pessoa que esteja inserida no mercado de trabalho.
Assim como também não é nenhum exagero afirmar que boa parte das pessoas que chegam nesse ponto simplesmente não sabe como agir, de modo a fazer essa mudança de uma forma que ela realmente seja proveitosa e gere bons frutos.
E é por isso que este artigo foi criado: por meio dele, é possível conhecer os principais passos que devem ser dados na hora de mudar.
Não deixe de ler até o final.
O que leva um profissional a pensar na mudança de carreira
Antes de conhecer os passos em si, é muito importante que você compreenda que, de fato, milhares de pessoas consideram fazer uma mudança de carreira todos os dias. Logo, não há por que se sentir mal em relação a isso.
Afinal, são inúmeros os fatores que contribuem para esse cenário, como a busca por um salário maior, a busca por novos desafios ou mesmo a vontade de trabalhar em determinada empresa.
Porém, não basta simplesmente sentir a vontade de mudar e pedir demissão do trabalho atual: é imprescindível respeitar o processo e todas as suas etapas, conforme explicado no próximo tópico.
Os principais passos que devem ser adotados no processo de mudança de carreira
Esta vontade de mudança muitas vezes é suficientemente forte para fazer uma pessoa pedir demissão para, depois, começar a trilhar outro caminho. Porém, isso é um erro que, inclusive, pode afetar a vida financeira de forma muito negativa.
Afinal, a mudança de carreira deve ser feita com calma, de forma muito bem planejada, sendo que o primeiro passo que você deve dar é refletir onde, exatamente, quer chegar.
Por exemplo: você quer somente assumir outro cargo na empresa na qual já está, ou quer mudar completamente de profissão?
Independentemente da sua resposta, eis outros passos que você deverá seguir:
Pesquise bastante
É impossível entrar em uma nova empresa e construir uma boa carreira dentro dela sem entender tudo que a envolve, e o mesmo é válido no caso de uma mudança de mercado.
Faça um planejamento financeiro
Como citado acima, a mudança de carreira exige planejamento, e ele deve envolver também as finanças. Afinal, nem sempre é possível saber quando, exatamente, você começará a lucrar dentro da sua nova atuação.
Não abra mão do networking
Manter e aumentar sua rede de contatos será essencial na hora de mudar de carreira de forma mais rápida e certeira. Inclusive, se um desses contatos oferecer uma vaga de trabalho “teste”, para você sentir como irá se sair antes de mudar definitivamente, aceite.
Atualize devidamente seu currículo
Pode ser que, para você, a mudança de carreira signifique migrar para o empreendedorismo. Porém, se a ideia for se tornar colaborador em uma empresa do seu interesse, não esqueça de atualizar seu currículo, de forma a mantê-lo atrativo para os recrutadores.
Inclusive, nos demais artigos do nosso blog você poderá encontrar outros conteúdos que te ajudarão nesse processo.