Qual é a importância do networking no mercado de trabalho?
O networking nada mais é do que cultivar conexões de pessoas da mesma área, ou seja, ter uma rede de contatos com os mesmos interesses profissionais. Ele é de suma importância tanto para quem ainda está estudando quanto para aqueles que estão no mercado de trabalho.
Pessoas que estão à procura do primeiro emprego ou com lacunas no currículo também devem fazer um bom networking. Ele abre portas para o mercado de trabalho e muitas vantagens.
Confira qual a sua importância e como manter essa rede de contatos de forma assertiva.
Importância do networking no mercado de trabalho
Muitas pessoas que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho acreditam que esse é o único benefício que o networking traz. Porém, ele agrega muito valor à carreira, aumentando a sua visibilidade.
Além disso, ele tem vantagens como as a seguir:
Crescimento na empresa que já trabalha
Conhecer e trocar experiência com os demais colegas de trabalho faz abrir oportunidades de crescimento. É importante comunicar o que você faz de melhor, assim, gera mais autoridade, dessa forma, quando surgir uma chance, você pode ser selecionado.
Novidades sobre a área
É possível ter a chance de conhecer novidades sobre a área e abrir novos horizontes que você nem sabia, abrindo um leque de opções de trabalho.
Desenvolvimento profissional
Qualquer profissão exige longos estudos de como está o mercado. Ter a mentoria de quem está no mercado a mais tempo só tem a agregar na sua carreira. Tire o máximo de dúvidas, peça opiniões e conselhos sem medo, e pergunte como eles agiram em situações problema que se saíram bem.
Recomendações para vagas
Mesmo que você tenha um emprego, com o networking é possível ter uma oportunidade que você nem espera. Há poucos profissionais que se destacam, sendo assim, se você tem um diferencial, não tenha medo de expor suas qualidade que o destacam dos demais.
Meios de fazer um bom networking
O seu potencial deve ser mostrado para o mundo e, ao criar conexões, mais pessoas saberão dos seus pontos fortes. Atualmente, existem diversas formas de fazer networking, mesmo que de longe, veja algumas das principais formas.
Conecte profissionais pelo LinkedIn
Essa rede social é imensa, nela é possível criar conexões com pessoas da sua área, produzir conteúdo relevante para quem o acompanha, procurar oportunidades de emprego e ser achado por conta das suas publicações e perfil.
Vá a eventos
Os eventos não precisam necessariamente ser na sua cidade, eles podem ser de forma online ou em grandes centros. Busque pessoas com os mesmos objetivos que você ou as que estão onde você quer chegar.
Apenas tome cuidado para não ser insistente demais em conversas que você viu que o outro não está tão interessado. Não se esqueça de trocar contatos e redes sociais.
Mantenha contato com os profissionais
Mesmo se você for uma pessoa insegura ou tímida, puxe assunto pertinentes de tempos em tempos. Esteja presente, e esteja disposto a ajudar no que precisarem, afinal, todos temos algo de bom para oferecer ao outro.
Conta pra gente qual o melhor resultado que você obteve com um networking?
Dá uma olhada no artigo sobre “O que são e como identificar hard e soft skills” para ter certeza de quais são os seus diferenciais e demonstrá-los para sua rede de contatos!