O que fazer com o primeiro salário: dicas para os jovens profissionais

mulher segurando carteira de trabalho representando o que fazer com o primeiro salário

A sensação de receber o primeiro salário é indescritível para quem está entrando no mercado de trabalho. Afinal, é aí que começa a independência financeira de muitos jovens que estão driblando o desemprego. Se o dinheiro caiu na sua conta mas você ainda não sabe o que fazer com ele, não se preocupe. Só de estar buscando dicas e informações na internet sobre esse assunto, já é avanço! Para que você consiga ter um bom planejamento financeiro, confira as dicas que preparamos sobre o que fazer com o primeiro salário e faça bom uso do seu dinheiro. Continue lendo!

O que fazer com o primeiro salário

Assim que o seu primeiro pagamento cair, é muito importante que você reflita sobre o seu momento de vida, suas prioridades e os seus gastos. 

Pense em um primeiro momento no valor que você está recebendo e nos descontos. Em seguida, avalie suas despesas mensais: monte uma planilha onde você inclua seus gastos fixos (alguma conta que você pague, ajuda em casa etc) e variáveis (saídas para comer fora, passeios e afins).

O mais importante é que você mantenha um controle e cuide do seu dinheiro para acabar não gastando mais do que recebe e não entre em nenhuma dívida que não consiga pagar.

Dito isso, vamos ao que importa: como gastar (ou investir) o seu primeiro salário! Confira algumas opções:

Comemore!

O seu primeiro emprego remunerado merece uma celebração, não acha? A melhor forma de fazer isso é reunir os seus amigos e familiares, as pessoas que você ama e apoiaram você até esse momento, e marcar uma comemoração, seja saindo para comer ou até mesmo preparando algo especial em casa mesmo.

Compre algo para você

Outra opção para aqueles que recebem o primeiro salário é comprar algo que sempre quis, como uma roupa, um calçado, um celular, o que for. Isso também é algo importante para a autoestima, afinal você deu duro o mês todo para poder fazer essa compra. Mas atenção e cuidado para não acabar gastando em excesso e planeje-se para não acabar se endividando.

Aposte na sua educação

No primeiro mês, essa pode não ser necessariamente a sua prioridade, mas é importante pensar em formas de crescer na sua carreira. Invista na sua educação, seja em uma faculdade, em um curso profissionalizante ou aulas de inglês. O conhecimento será responsável por abrir muitas portas para a sua profissão e fazer você obter muitos outros salários.

Cuide da sua saúde

Esse é um excelente momento também para fazer um check-up ou começar a praticar exercícios. Se você ainda não conta com um plano de saúde, esse é um momento para contratar um. Você também pode se inscrever em uma academia, em um clube ou começar a praticar um esporte.

Poupe dinheiro

Não se esqueça também de separar uma parte da sua renda todos os meses para montar uma reserva. Esse dinheiro pode te ajudar a ter mais tranquilidade e segurança em momentos mais apertados financeiramente. Além disso, também pode te ajudar a realizar um objetivo de médio ou longo prazo, como viajar, fazer um intercâmbio ou comprar um carro, por exemplo.


O que achou do nosso artigo sobre o que fazer com o primeiro salário? Se gostou, não esqueça de curtir e compartilhar com os seus amigos. Além disso, acompanhe nosso blog e fique por dentro de muitas outras dicas e notícias para se destacar no mercado de trabalho. Até a próxima!

Artigos Relacionados