Como lidar com a rejeição no processo seletivo e transformá-la em aprendizado?

processo-seletivo

A rejeição é uma das etapas mais temidas do processo seletivo. Porém, é possível aprender a lidar com ela, transformando em aprendizado rumo ao destaque profissional.

Ao saber lidar com a rejeição de maneira adequada, é possível evitar que o desânimo ou a desistência, façam parte da sua trajetória profissional. Ajudando também a conquistar a vaga que deseja.

Saiba que a rejeição faz parte do processo seletivo

Em cada processo seletivo, centenas ou mais de pessoas estão enviando seus currículos, fazendo entrevistas e torcendo para serem contratadas. Às vezes, o número de vagas é baixo.

É natural que a grande maioria não passe em todas as etapas do processo seletivo ou sejam contratadas. A rejeição é natural e faz parte do processo.

E, algumas vezes, pode ser que a rejeição, na verdade, não seja por você ser desqualificado, mas sim porque outro era mais qualificado ou possuía um melhor perfil. Isso não significa que não possua perfil ou qualificações para outras vagas.

Por isso, antes mesmo de mandar seu currículo, é importante ler a descrição para saber se tem perfil para a vaga. E também conhecer a empresa, para saber se possui os mesmo valores que buscam.

Peça Feedbacks, e trabalhe neles

A rejeição no processo seletivo, na grande maioria das vezes, está acompanhada de incertezas. Será que não tinha a experiência necessária? Respondeu algo de errado nas entrevistas? Não era o que a empresa estava procurando?

E, justamente, você não vai saber qual foi a justificativa sem perguntar. Responda o e-mail ou a mensagem agradecendo pela oportunidade, demonstrando seu interesse na empresa e perguntando o que e como poderia melhorar para uma futura candidatura.

Além de causar uma boa impressão, você também demonstra interesse e determinação. Com esse feedback, poderá se aprimorar de maneira efetiva para a vaga e empresa que deseja. Poderá também ser lembrado e convidado a participar novamente do processo seletivo.

Será que seu currículo está atualizado e otimizado?

Uma outra questão comum é o fato do currículo estar desatualizado, ou não estar otimizado para a vaga ou empresa em questão.

Aproveite a oportunidade para reavaliar seus objetivos profissionais, será que está sendo condizente com as vagas à qual está aplicando? Será que suas experiências profissionais estão claras? Será que suas Soft Skills estão bem definidas?

Procure sempre ter uma breve descrição das suas atribuições em cada experiência profissional, assim os recrutadores podem ter uma noção das suas habilidades e características pessoais.

Procure também incluir as formações acadêmicas e especializações relevantes para a área em que está buscando trabalho.

Ao mesmo tempo, essa é uma excelente oportunidade para aprimorar e acrescentar no seu currículo. Faça cursos e especializações de atualização profissional ou acadêmica, o que além de demonstrar interesse na área, pode auxiliar em uma melhor qualificação.

Procure vagas com o seu perfil

Algumas vezes, a rejeição vem simplesmente porque a vaga não era para o seu perfil.

São casos de, por exemplo, quando se não tem experiência suficiente, quando tem experiência em outro setor ou área não relacionada, ou quando não possui perfil e habilidades para tal.

Não adianta se candidatar para uma vaga de desenvolvedor se suas experiências e conhecimentos são na área de administração, ou para uma vaga sênior quando está entrando no mercado de trabalho.

E se eu gostaria de mudar de área?

Não tem problema! Por mais que tenha experiência em uma área, é possível que não se identifique mais e gostaria de mudar. Para conseguir se destacar no processo seletivo nesse caso, é preciso que seu objetivo profissional fale sobre essa vontade de mudança e o que te atrai para o novo setor.

Também pode ser necessário se educar no assunto, demonstrando ainda mais seu interesse e determinação pela mudança.

Continue tentando, a sua vaga está mais próxima do que imagina!

Estar fora do mercado de trabalho pode trazer uma série de inseguranças. Porém, é importante se manter firme e cuidar das suas expectativas, não levar para o lado pessoal, e continuar se aprimorando. Sempre melhorando seu currículo com as dicas do blog, e se candidatando nos processos seletivos ideais para o seu perfil.

Artigos Relacionados