CV – Saiba de onde surgiu e o que é CV?

cv

Se você procurou ou procura uma oportunidade de emprego, você sabe muito bem da importância de um CV para conseguir essa vaga. Mas você sabe o que é e o que significa a sigla CV? Você tem ideia de onde surgiu a ideia para esse aglomerado de informações tão importantes para nossa vida?

Pensando nisso, preparamos este artigo cheio de curiosidades sobre o CV, assim você pode conhecer um pouco mais a história desse recurso tão necessário para quem está na procura de uma nova oportunidade de emprego.

Saiba de onde surgiu e o que é CV?

A sigla CV vem de Curriculum Vitae, que por sua vez tem origem no latim e significa Trajetória de Vida, ele é um no geral um aglomerado de informações sobre nossa trajetória profissional, é claro que cabe algumas informações mais pessoais como onde estudamos, sobre quem somos, nossos objetivos, mas o grosso dos dados inseridos nos CVs são sobre nossas experiências profissionais.

Historiadores acreditam que o CV possa ter surgido a mais de 3.500 anos atrás no Antigo Egito, quando se relatavam em papiros/pedras os feitos de artistas e religiosos da época. Mas de acordo com pesquisas, o primeiro currículo profissional foi criado por Leonardo Da Vinci em 1482.

Sim acredite se quiser, de acordo com a cronologia o primeiro CV profissional foi Leonardo Da Vinci que criou, antes de ter pintado suas maiores obras, Da Vinci estava em busca de um emprego.

Então criou uma carta para o Duque de Milão Ludovico Sforza, contando os serviços que poderia oferecer ao Duque. Não utilizou a carta para contar seus cursos ou sua proficiência em línguas, somente incluiu aquilo que interessava ao Duque, os serviços que poderia fazer com qualidade.

entrevista x cv

Foto entrevista x cv

O próximo registro de CV é de 1500 quando os trabalhadores itinerantes escreviam cartas para os Senhores locais apresentando seus serviços. A partir desse ponto o currículo foi ganhando cada vez mais espaço, até se tornar um passo muito importante para se conseguir um emprego.

Desde a era do avanço da tecnologia até hoje, o CV foi sendo modernizado, saindo de um simples papel em que funcionários escreviam na hora do almoço em 1930, para um documento que define que pode definir toda a sua trajetória profissional.

E hoje em dia sabemos que para conseguir uma vaga precisamos ter um CV muito bem planejado e com as informações corretas para que possamos nos destacar diante tantos outros concorrentes.

A Currículo Vencedores vai te ajudar a conquistar seu emprego na área da tecnologia da informação

A Currículo Vencedores está aqui para te ajudar na busca da melhor oportunidade profissional. A elaboração de um currículo não é tarefa simples, um bom CV precisa seguir diversas regras, como ser bem escrito, organizado e direto.

Ciente de como isso é desafiador para muitos candidatos, a Currículo Vencedores surgiu para ser uma solução completa. Nossos especialistas em recrutamento montam currículos, escrevem cartas de apresentação e também reestruturam todo o seu perfil no LinkedIn. Ou seja, somos a empresa que te ampara da melhor forma possível.

Confira: Por que contratar o serviço de currículo profissional?

Artigos Relacionados