Como o trabalho remoto está remodelando a dinâmica tradicional do ambiente de trabalho?

trabalho-remoto

O trabalho remoto trouxe uma série de novas possibilidades que estão remodelando as dinâmicas nos ambientes de trabalho, entenda.

Nos últimos anos, foi possível observar um crescimento nas ofertas e preferências por essa modalidade de trabalho e, consequentemente, uma série de mudanças vem acontecendo. Cada vez mais trabalhadores estão percebendo os benefícios dessas mudanças, assim como as próprias empresas e assim, o significado de trabalho e as formas de se trabalhar já não são mais as mesmas.

Mas então, como o trabalho remoto está remodelando a dinâmica tradicional do ambiente de trabalho?

Mudanças do trabalho remoto

Seria impossível pontuar todas as mudanças que essa modalidade de trabalho trouxe, mas trouxemos algumas das mais importantes alterações para essa dinâmica

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Para os trabalhadores, essa mudança trouxe um grande benefício.

O trabalho remoto permite um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional uma vez que não é preciso mais passar horas no trânsito diariamente. Agora, essas horas podem ser melhor aproveitadas em casa, na academia do bairro ou tomando conta de suas responsabilidades pessoais.

Da mesma forma, durante o horário de almoço por exemplo, o trabalhador pode simplesmente pausar as suas atividades e fazer proveito desse tempo na sua própria cozinha e descansando de maneira mais confortável.

Caso precise sair para compromissos médicos e familiares, alguns trabalhos possuem a flexibilidade de permitir essa pausa para retornar mais tarde ou até mesmo levar o seu computador e trabalhar de lá.

Ou seja, com o trabalho remoto existe agora um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, podendo aproveitar o restante do dia em práticas de bem-estar e projetos pessoais

Preferência pelo Bem-Estar

Da mesma forma que existe o equilíbrio com a vida pessoal, o trabalho remoto ainda proporciona outras práticas de bem-estar.

Por exemplo, trabalhar com roupas mais confortáveis quando possível, e em um ambiente onde se sentem mais confortáveis.

Por outro lado, o trabalho remoto também pode trazer um maior isolamento e consequentemente também uma sensação de solidão. Para evitar que isso aconteça, é fundamental que a empresa forneça incentivos e que o trabalhador aproveite para investir em práticas como atividades em grupo, esportes e até mesmo espaços de coworking algumas vezes na semana.

home-office

home-office

Flexibilização do trabalho

O trabalho remoto também flexibilizou as possibilidades de trabalho. O primeiro exemplo é justamente o trabalho de casa.

Mais ainda, com a flexibilização trazida por essa nova modalidade se torna possível contratar profissionais de qualquer lugar, seja em outra cidade, estado ou país. Com isso, as empresas ganham com uma maior mão de obra qualificada e os colaboradores ampliam o seu leque de vagas e melhores ofertas de trabalho.

Existe também, em alguns casos, a flexibilização do horário de trabalho. Algumas empresas permitem que os trabalhadores façam seus próprios horários e trabalhem quando são mais produtivos. Da mesma forma, se precisarem sair durante o dia, podem continuar mais tarde.

Desenvolvimento de novas ferramentas

Com o advento do trabalho remoto, houve a necessidade de se desenvolverem novas ferramentas, principalmente para o controle e análise de produtividade e para a privacidade de dados sensíveis.

Essas novas ferramentas não só permitem o trabalho de qualquer lugar, como também facilitam a execução desse trabalho, e posteriormente sua fiscalização. O trabalho se tornou muito mais dinâmico e fluido.

E essas são apenas algumas das formas em que o trabalho remoto está mudando a dinâmica tradicional do ambiente de trabalho. Agora, as possibilidades se tornam cada vez maiores e mais flexíveis.

Confira nosso blog para mais dicas e informações!

Artigos Relacionados