Qual é a importância do trabalho voluntário na construção de um perfil profissional

trabalho-voluntario

Na hora de criar um currículo que seja realmente vencedor, é comum que qualquer pessoa busque colocar neste documento todos os cursos que já fez e, também toda a sua experiência profissional. Porém, nem todos sabem o quanto pode ser importante colocar, também, a experiência com trabalho voluntário.

Aliás: e, você, já sabia que optar pelo voluntariado pode impactar positivamente seu perfil profissional?

No decorrer da leitura a seguir, é possível entender mais sobre esse tópico tão interessante, não deixar de ler até o final.

Entendendo o que realmente é o trabalho voluntário

Para entender o peso do trabalho voluntário na trajetória profissional de uma pessoa é importante, também, entender do que realmente se trata esse trabalho. E, aqui, já adiantamos que ele em nada se assemelha ao estágio não remunerado.

E isso ocorre porque o trabalho voluntário, por lei, deve ter fim assistencial, educacional ou cultural, sempre mantendo o voluntário livre de qualquer vínculo. Isso sem citar o fato de que não pode haver remuneração em troca das tarefas realizadas.

Vale frisar, também, que quem se interessa em dedicar parte de seu tempo a trabalhos desta natureza conta com inúmeras opções atualmente, todas elas focadas justamente na educação, na cultura e na assistência.

É possível, por exemplo, ensinar idiomas nas igrejas ou nas escolas, visitar hospitais infantis para contar histórias para as crianças, trabalhar em Organizações Não Governamentais (ONGs) que acolhem refugiados, entre muitas outras possibilidades.

Quem gosta de unir ainda mais o útil ao agradável também pode fazer trabalho voluntário em um hostel, por exemplo, seja cuidando da limpeza, recepcionando os hóspedes ou ajudando os mesmos a montarem um bom roteiro de passeios pela cidade. Nesse caso, especificamente, o comum é que o voluntário receba hospedagem em troca, sendo que mesmo esse tipo de voluntariado tem regras bem específicas, como a obrigação de folgas toda semana.

Como este tipo de trabalho impacta a construção de um perfil profissional

Quem escolhe fazer um trabalho voluntário inevitavelmente acaba crescendo pessoalmente, adquirindo uma nova perspectiva a respeito da vida e das desigualdades que fazem parte dela.

E a boa notícia é que, além do crescimento pessoal, pode haver também o crescimento profissional, quando no currículo é especificado que o candidato é ou já foi voluntário em algo.

Em um primeiro momento isso parece duvidoso, não é mesmo?

Mas, acredite: as empresas valorizam muito as pessoas que se doam para causas nobres, justamente porque sabem como esse tipo de experiência pode ajudar a moldar o caráter e a personalidade de alguém.

Afinal, são pessoas que, de certa forma, se mostram mais abertas para o mundo, bem como mais aptas a desempenhar diversas tarefas e mais preparadas para lidar com o trabalho em equipe.

Uma vez tendo escolhido ser voluntário, o candidato também mostra que tem iniciativa e é muito inclinado às causas sociais, que estão cada vez mais presentes dentro das políticas empresariais.

Então, não restam dúvidas: o trabalho voluntário tem apenas benefícios para te oferecer, em diversos sentidos. Caso surja a possibilidade em seu caminho, não deixe de considerar aproveitá-la.

Artigos Relacionados