Quais são os idiomas mais pedidos no mercado de trabalho?

idiomas

Muitas pessoas querem entrar no mercado de trabalho e receber cada vez mais destaque dentro dele, mas ignoram o fato de que, nesse processo, aprender novos idiomas é primordial.

Afinal, quando se pensa em um trabalho de sucesso, é muito comum se imaginar ocupando cargos importantes dentro de multinacionais, por exemplo, sendo que estas empresas são reconhecidas justamente por fazerem negócios com diversos países.

Mas, afinal: quais seriam os idiomas indispensáveis, na hora de entrar no mercado de trabalho (ou voltar para ele) com o pé direito?

A gente te conta no conteúdo a seguir!

Os benefícios de aprender novos idiomas vão além do mercado de trabalho

Antes de listarmos os idiomas mais importantes no mundo dos negócios, vale a pena frisarmos que aprender uma nova língua é uma iniciativa que entrega benefícios que vão muito além de ocupar um cargo muito almejado e receber um bom salário todos os meses.

Esse esforço também beneficia, e muito, a saúde do cérebro: a cognição e a memória melhoram significativamente, além da construção de vocabulário se manter ativa.

Isso, claro, sem citar o fato de que viver imersões em novas culturas por todo o mundo se torna muito mais fácil, pois a barreira da comunicação verbal é quebrada.

Posto isso, vamos ao que interessa, no tópico abaixo.

Os idiomas que o mercado de trabalho mais exige

Existem muitos idiomas ao redor do mundo, muitos mesmo!

Porém, quando se trata do mercado de trabalho, a exigência costuma sempre se manter sobre aqueles que possuem mais falantes e, por isso, acabam sendo amplamente usados no relacionamento com parceiros e fornecedores, por exemplo. Principalmente quando a empresa contratante tem filiais em mais de um país.

Logo, os idiomas mais pedidos no mercado de trabalho não poderiam ser outros, conforme segue:

O inglês

O inglês simplesmente domina a internet e até mesmo o meio acadêmico, de modo a facilitar a comunicação.
E, atualmente, nem mesmo é considerado um diferencial: para a maioria das empresas, ele é simplesmente obrigatório.

O espanhol

Normalmente andando lado a lado com o inglês, o espanhol possui um número imenso de falantes e, por isso, também é bem visto pelas empresas, principalmente se a contratação acontece dentro da América Latina.
Inclusive, muitos brasileiros não buscam aprendê-lo, mas vale lembrar que, quando se trata do mundo corporativo, o “portunhol” não basta.

O mandarim

Aprender mandarim definitivamente não faz parte dos planos de muitas pessoas. Mas, se a intenção é trabalhar em empresas realmente grandes, que fazem negócio com o mundo todo, é melhor rever essa decisão.

Afinal, a China é uma grande potência econômica, e ter que negociar com seus nativos está se tornando uma realidade cada vez mais comum para muitos profissionais.

Outros idiomas, que também acabam sendo exigidos, mas não possuem tanto peso quanto os acima citados, são:

  • Francês
  • Japonês
  • Alemão
  • Árabe

De modo geral, quanto mais ligada ao comércio internacional a formação de um candidato estiver, mais idiomas ele precisa conhecer, a fim de que consiga desempenhar suas atividades com excelência.

Gostou desse conteúdo?

Não deixe de ler outros no blog Currículos Vencedores: eles serão essenciais para a sua jornada.

Artigos Relacionados