Negar oportunidade de emprego? – Saiba como negar uma oportunidade de emprego de forma educada

negar oportunidade de emprego

A busca por um novo é sempre recheada de enviar currículos para diversas empresas e em um cenário um pouco mais pessimista aquela espera que pelo menos uma responda de forma positiva. Mas quando mais de uma empresa envia uma resposta positiva sobre seu currículo e agora você precisa escolher qual dessas empresas será a sua escolha.

Esse momento é quase desconfortável, não é mesmo? Não é incomum bater aquela insegurança e incerteza em negar uma oportunidade de emprego, você se sentir numa saia justa ao ter que escolher uma das propostas e recusar as demais é na verdade uma reação bem natural, ainda mais quando você estava esperando muito uma resposta positiva.

Mas se você realmente não se sente confortável com isso e não tem ideia de como fazer para recusar uma proposta de emprego de forma que as portas daquela empresa não se fechem por completo, esse artigo é para você.

Vamos te ensinar algumas dicas de como negar uma oportunidade de emprego de forma educada!

Como negar uma oportunidade de emprego de forma educada

O mais importante diante a decisão de recusar uma oportunidade de emprego é sempre fazer de forma educada, assim se em algum momento você precisar e surgir uma nova chance na empresa, seu currículo não será descartado por conta da suas atitudes quando você recusou a vaga lá trás.

O mais importante é a sinceridade sempre! Explique de forma objetiva e rápida os motivos da sua recusa, não precisa entrar em muitos detalhes, transmita somente aquilo relevante para o recrutador, como por exemplo recusar uma vaga por conta da distância, explique de forma sucinta que agradece pela vaga porém a distância seria um empecilho.

Se a vaga pela qual você está sendo chamada tem um salário mais baixo que o esperado, ou que a de outra empresa, seja rápido ao explicar, porém sem diretamente criticar a vaga, diga que esse salário não cobre todas as suas necessidades financeiras, mas que agradece a oportunidade.

No meio do processo você recebe outra proposta com um salário maior, mais benefícios e uma distância que menos irá criar gastos. Nesse momento é onde você precisa ter maiores cuidados com suas respostas, de forma alguma pare de responder a vaga atual para atender a nova oportunidade, alguns diretores/gerentes de certas áreas conversam entre si, então cuidado para não negligenciar uma oportunidade e acabar sem nenhuma das duas.

Explique ao recrutador sem entrar em detalhes ou ofender a empresa que a nova oportunidade está mais alinhada com aquilo que você buscava mas que foi muito importante a oportunidade e que você está aberto para conversas futuras.

Como negar oportunidade de emprego de forma educada!

Foto Como negar oportunidade de emprego de forma educada!

É importante que você perceba que a palavra em comum com todas as situações é o agradecimento, sempre agradeça ao recrutador a oportunidade. Mantenha sempre seu tom de voz o mais amigável e humilde possível, é essencial que você não pareça arrogante ao conversar com o recrutador, pois pessoas arrogantes demais não são bem vistas no mercado de trabalho. Não confunda confiança na sua qualidade profissional com arrogância!

Criticar a empresa em qualquer etapa do processo seletivo é um grande não! Por mais óbvio que isso possa parecer, é mais que essencial tomar muito cuidado para não escapar algum tipo de crítica que possa ofender o recrutador, e por consequência ter seu nome riscado permanentemente da lista.

E mesmo que você já tenha uma empresa que você já escolheu, não há problema algum em falar para o recrutador que você está a disposição para conversas futuras e que quer manter contato, nós nunca sabemos o que futuro nos reserva e manter todas as portas abertas por onde você passa é o segredo para o sucesso.

A Currículo Vencedores vai te ajudar a conquistar seu emprego

A Currículo Vencedores está aqui para te ajudar na busca da melhor oportunidade profissional. A elaboração de um currículo não é tarefa simples, um bom CV precisa seguir diversas regras, como ser bem escrito, organizado e direto.

Ciente de como isso é desafiador para muitos candidatos, a Currículo Vencedores surgiu para ser uma solução completa. Nossos especialistas em recrutamento montam currículos, escrevem cartas de apresentação e também reestruturam todo o seu perfil no LinkedIn. Ou seja, somos a empresa que te ampara da melhor forma possível.

Artigos Relacionados