Como fazer um bom perfil no LinkedIn – Guia Completo

Como fazer um bom perfil no linkedin

O LinkedIn apresentou um grande crescimento nos últimos anos. Segundo o site Kinsta, são mais de 575 milhões de usuários e mais de 34 milhões estão aqui no Brasil. Por isso, para conseguir se destacar nessa rede social e aproveitá-la ao máximo, é necessário utilizar alguns artifícios na sua conta. Nesse artigo, revelaremos algumas dicas de como fazer um bom perfil no LinkedIn para que você conquiste mais oportunidades. Continue lendo!

Como funciona o perfil no Linkedin

Para quem ainda não conhece essa rede social, o LinkedIn é um ambiente profissional para criar networking, obter oportunidades de emprego, lançar conteúdos interessantes, promover negócios e muito mais.

É uma excelente ferramenta para aqueles que buscam uma vaga ou recolocação no mercado de trabalho. Além disso, também pode ser utilizado para obter clientes e até mesmo para se profissionalizar.

Por isso, se você quer obter todas essas vantagens e ainda se manter atualizado no mercado de trabalho, é essencial que você saiba como fazer um bom perfil no LinkedIn com essas dicas que preparamos abaixo.

Como fazer um bom perfil no LinkedIn?

Fique tranquilo, o LinkedIn não é nenhum bicho de 7 cabeças. Na verdade, ele é muito semelhante às outras redes sociais, com a diferença apenas de como você preenche seu perfil e da linguagem utilizada. Com as dicas abaixo de como fazer um bom perfil no LinkedIn, você já será capaz de construir uma conta vencedora e muito atrativa:

  1. Faça o seu cadastro
  2. Use uma foto profissional
  3. Conecte-se com outros profissionais
  4. Utilize palavras-chave
  5. Faça um bom título
  6. Capriche no “Sobre”

Faça o seu cadastro

O primeiro passo, claro, é criar a sua conta. Faça um cadastro com seu e-mail e crie uma senha para poder acessar o seu perfil LinkedIn.

Com a conta criada, é hora de incluir suas principais informações. Adicione sua formação, os cursos que realizou, suas informações pessoais, seu contato e, claro, suas experiências profissionais.

Seja detalhista mas sem parecer exagerado. Nada de escrever textos cansativos que farão os recrutadores ficarem com preguiça só de olhar. E não se esqueça de manter o seu perfil sempre atualizado com as informações mais recentes.

Use uma foto profissional

Além das informações textuais, uma boa foto também tem grande impacto no perfil do LinkedIn. Isso porque muitos recrutadores observam as imagens tanto do perfil quanto da capa antes de contactar um candidato.

Como o LinkedIn é uma rede profissional, esqueça as fotografias que você usa no Facebook ou no Instagram. Sua imagem, além de ser de boa qualidade e nítida, precisa passar a impressão de qualificação e responsabilidade que você deseja que seus recrutadores enxerguem.

Na sua imagem de capa, busque por transmitir também os seus valores ou procure por fotos que tenham a ver com você e sua profissão.

Conecte-se com outros profissionais

Como dito anteriormente, o LinkedIn é uma excelente ferramenta também para se conectar com outros profissionais. Por isso, utilize isso ao seu favor!

Busque as pessoas que estudaram ou trabalharam com você, pessoas que você se inspire e aumente sua rede profissional. Você também pode participar de grupos sobre assuntos do seu interesse.

Compartilhe conteúdos, comente, curta e, a medida que for se aproximando dessas pessoas, vai começar a se tornar uma referência, receber interações e até mesmo novas oportunidades.

Utilize palavras-chave

Se você pensa em como fazer um bom perfil no LinkedIn, também deve se questionar como fazer com que as pessoas cheguem até ele, certo? É aí que entram as palavras-chave.

Se um recrutador estiver procurando por pessoas que trabalham com Marketing Digital, por exemplo, ele vai fazer uma busca por esse termo e as primeiras pessoas que aparecem são as que utilizam essas palavras em seu perfil.

Por isso, não se esqueça de incluí-las no seu “Sobre”, na descrição das suas experiências, no seu título e também nos conteúdos que você compartilha.

Faça um bom título

E falando em título, este é um campo muito importante. Ele aparece logo abaixo do seu nome e serve como uma espécie de descrição do seu cargo atual, área de atuação, profissão ou aspirações.

Um exemplo: Analista de redes sociais | Especialista em Marketing Digital

Vale lembrar que colocar “em busca de recolocação” ou “procurando novos desafios” não é uma boa ideia por dois motivos: um porque não representa nada de quem você é, sendo totalmente vago; e dois porque pode causar uma imagem negativa.

Capriche no “Sobre”

Outro campo importante e que merece muita atenção na hora de como fazer um bom perfil no LinkedIn é o campo “Sobre”. Com até 2 mil caracteres, você deve se apresentar para o mundo e fazer um breve resumo de sua carreira até o momento. 

É a seção que aparece logo abaixo da sua foto e do título, por isso deve ser impactante o suficiente para fazer o recrutador se encantar e querer ver o restante. Fale um pouco sobre as suas paixões, seu histórico, suas habilidades e sua posição atual.


Essas foram algumas dicas, mas vale lembrar que o LinkedIn é muito mais complexo e merece atenção. Seja ativo, compartilhe e deixe seu perfil atualizado para que os recrutadores se interessem e entrem em contato com você.

O que achou do nosso artigo sobre como fazer um bom perfil no LinkedIn? Se gostou, não esqueça de curtir e compartilhar com os seus amigos. Além disso, acompanhe nosso blog e fique por dentro de muitas outras dicas e notícias para se destacar no mercado de trabalho. 

Até a próxima!

Artigos Relacionados