3 linguagens de programação mais usadas no mercado de trabalho

linguagens de programação

Se você deseja entrar no mercado de desenvolvimento de softwares, precisa estar por dentro das principais linguagens de programação.

Vamos seguir os dados do relatório anual da plataforma de hospedagem de código-fonte GitHub. Dentre outras informações, ele analisou o desenvolvimento de programação e as linguagens de programação mais usadas.

Confira as 3 mais usadas no mercado de trabalho, quais profissões exigem o seu conhecimento e cursos iniciantes no assunto.

1 – Java Scription

Se trata de uma das linguagens de programação mais populares do mundo. Muito usada nas aplicações da web como animações, mapas e gráficos e tem ganhado espaço no mobile, usado muito para criar interatividade.

Apesar de muitas pessoas ainda a confundirem com Java, elas são linguagens distintas.

2 – Phyton

Essa linguagem se trata de uma forma de organizar softwares, construir sistemas Web , análise de dados, inteligência artificial, construir aplicativos e sistemas de desktop. Possui um grande número de bibliotecas, nativos e terceiros.

Ela se trata de uma linguagem relativamente simples, portanto, ela é popular entre profissionais que não são programadores como engenheiros, matemáticos, cientistas, entre outros.

3 – Sass CSS

É uma linguagem de extensão do CSS. Permite criar variáveis, separar o Css em módulos, criar funções, implementar lógica de programação, dentre outras funções.

Qual profissão exigem linguagens de programação

Aprender as linguagens de programação abre portas para trabalhar em diversas profissões em alta no mercado, algumas até com os melhores salários do Brasil. Conheça algumas delas para ver se você se identifica para seguir carreira.

linguagens de programação

foto linguagens de programação

  • Analista de Dados: De maneira analítica, ele analisa e interpreta resultados de diversos dados, sempre visando a melhoria da empresa;
  • Desenvolvedor de Sistemas Internos: ele desenvolve sistemas internos que facilitam a vida do usuário. Podendo ser dentro de uma empresa ou em ambientes de nuvem;
  • Programador Web: esse profissional cria sites, fóruns e todas as aplicações destinadas à internet.

Cursos para iniciar com linguagem de programação

O profissional que quiser se dedicar a área da tecnologia deve gostar de sempre se atualizar e estar por dentro das novidades. Além disso, deve ser dedicado, curioso, ter perfil analítico, inteligência emocional e pensamento estratégico.

Alguns cursos essenciais para iniciar com as linguagens de programação são:

  • Engenharia da computação;
  • Ciência da computação;
  • Análise e desenvolvimento de sistemas;
  • Banco de dados;
  • Segurança da informação.

Todos esses exemplos são graduações e cursos tecnólogos, porém, existem cursos com menor duração. Com eles é possível também iniciar na carreira, caso você seja formado em outra área e deseja entrar no setor de tecnologia.

Plataformas de cursos como a Udemy tem cursos livres para as linguagens de programação mais usadas no mercado. Uma dica para escolher o melhor curso é sempre pedir orientações para quem o fez ou conferir se os comentários são bons e a avaliação.

Já conhecia algumas dessas linguagens ou elas são novas para você?

Continue pelo nosso blog para saber mais sobre a área de tecnologia e outras que podem alavancar a sua carreira.

Artigos Relacionados