5 dicas para quem deseja trabalhar como TI no exterior

TI no exterior

O setor de TI é um dos mais prósperos do mundo. Segundo a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) há um crescimento estimado de 14% para o segmento no país. Para o TI no exterior, as perspectivas são ainda mais positivas.

Isso significa que há muitas oportunidades para aqueles que desejam trabalhar na área. Mas, conseguir um emprego fora do Brasil pode ser um grande desafio.

Portanto, se você está considerando uma carreira internacional, fique por aqui, vamos compartilhar 5 dicas para quem deseja trabalhar com TI no exterior. Confira!

Qual o melhor país para trabalhar com TI no exterior?

Segundo uma pesquisa feita pelo Boston Consulting Group (BCG), estes são os destinos preferidos dos brasileiros que desejam trabalhar com TI no exterior:
1. Estados Unidos;
2. Canadá;
3. Portugal;
4. Alemanha;
5. Polônia;
6. Inglaterra;
7. Irlanda;
8. França.

5 dicas para quem deseja trabalhar com TI no exterior

A TI é um setor em rápido crescimento, com muitas oportunidades para aqueles que desejam trabalhar no exterior. Aqui estão cinco dicas para ajudar você a começar:

1- Faça sua pesquisa:

Antes de começar sua busca de emprego, é importante fazer sua pesquisa e descobrir o máximo que puder sobre o setor de TI no país em que deseja trabalhar.
Isso ajudará você a entender o mercado de trabalho e a concorrência que você enfrentará.

2- Considere as barreiras linguísticas:

Um dos desafios que você pode enfrentar ao trabalhar no exterior é a barreira do idioma.
Se você não é fluente no idioma local, certifique-se de aprimorar sua comunicação antes de fazer a mudança. Isso facilitará muito a adaptação ao seu novo ambiente.

E além de aprender o idioma local, é preciso dominar o inglês, pois, seja qual for o país que você escolher para trabalhar, essa é a língua mais utilizada pelo setor em suas ferramentas de trabalho.

Então, se você pretende trabalhar com TI no exterior, não perca mais tempo e comece a estudar. Inclusive, há cursos específicos nesse sentido para a área de tecnologia.

3- Conheça os requisitos do seu visto:

Certifique-se de estar familiarizado com os requisitos de visto do país em que deseja trabalhar. A última coisa que você quer é seu sonho de trabalhar com TI no exterior frustrado porque você não tem a documentação adequada.
Nos EUA, por exemplo, há dois tipos de vistos de trabalho: o de não imigrantes para trabalhos temporários e o de imigrante para residência permanente nos EUA.

4- Esteja preparado para o choque cultural:

O campo de TI é global, então você precisa estar preparado para trabalhar em diferentes culturas e ambientes. Haverá aspectos culturais que levarão algum tempo para se acostumar.
Seja paciente, tenha a mente aberta e tente aproveitar essa oportunidade para aprender mais sobre diferentes costumes.

5- Mantenha-se atualizado com a tecnologia:

A TI é um campo em rápida evolução que oferece grandes oportunidades para indivíduos que desejam avançar em suas carreiras.
Como resultado, o mercado é altamente competitivo. Para se destacar da concorrência, você deve estar à frente das tendências neste campo.
Portanto, é importante ficar por dentro dos novos desenvolvimentos, pois isso o tornará mais atraente para potenciais empregadores.

Foto Tecnologia

Foto Tecnologia

Como conseguir emprego de TI no exterior?

Há muitas maneiras de conseguir um emprego de TI no exterior. Aqui estão algumas dicas:
1- Não abra mão do LinkedIn:
Pode parecer um processo lento, mas não se esqueça de manter seu perfil do LinkedIn atualizado. Muitas empresas recrutam internacionalmente por meio deste site, por isso é importante permanecer ativo e engajado.
2- Envolva-se em comunidades on-line:
Existem muitas comunidades on-line para profissionais de TI, principalmente no Facebook. Esses podem ser ótimos lugares para aprender sobre novas oportunidades e fazer conexões com potenciais empregadores.
3- Faça networking:
Uma das melhores maneiras de encontrar um emprego em qualquer área é por meio do networking. Conecte-se com profissionais da sua área que já estão trabalhando no exterior e veja se eles têm alguma recomendação ou conselho para você.

E aí, gostou do post? Nossa última dica é para que você seja paciente, pois o processo de encontrar um emprego de TI exterior pode levar tempo.

Continue pesquisando e não desanime se você não encontrar algo de imediato, eventualmente, uma oportunidade surgirá!

Artigos Relacionados