5 Erros que as pessoas normalmente cometem no LinkedIn

LinkedIn

Qualquer rede social deve ser usada de forma estratégica por seus seguidores. A grande maioria das pessoas querem se consagrar no mercado de trabalho, mas alguns não sabem como fazer um bom perfil no LinkedIn.

Separamos os motivos para investir nesta rede e os principais erros cometidos por diversas pessoas no seu perfil que podem comprometer vagas importantes.

Motivos para usar o LinkedIn na hora de procurar um emprego

O LinkedIn já ultrapassa o número de 63 milhões de usuários no Brasil e 900 milhões no mundo. Isso já é um excelente motivo para ter um perfil profissional na rede, mas para te convencer ainda mais, separamos outros motivos que te farão criar uma conta ou melhorar as informações contidas nela:

  • Criar conexões com empresas do seu setor;
  • Ter visibilidade, desde que seu perfil tenha destaque dentre a maioria;
  • Fazer networking e ampliar seus horizontes profissionais;
  • Se tornar autoridade na sua área;
  • No caso de empresas, aumentar as vendas e o alcançar mais clientes.

5 erros cometidos no LinkedIn

Esta ferramenta pode ser o trampolim para que sua carreira decole para melhor. Mas para que isso seja possível, a utilize de forma correta e evite erros simples, focando no que realmente importa, investindo em melhorar seu perfil e procurar as vagas certas.

Veja os erros mais cometidos na rede social e os evite no seu perfil:

1 – Não investir em uma boa foto

Linkedin se trata de uma rede social, portanto, é importante os recrutadores conhecerem seus candidatos. Sua foto do LinkedIn diz muito sobre você, a imagem é também uma forma de seleção, por isso, você deve focar no que quer passar aos seus possíveis contratantes.

Segundo dados da rede, perfis com foto são 27 vezes mais vistos, por isso, confira algumas dicas:

  • Não precisa contratar um fotógrafo profissional, mas foque em escolher um ambiente claro e clean;
  • Olhe para a câmera para transmitir segurança;
  • Pense no seu visual como a forma que quer que as outras pessoas te enxerguem;
  • Evite decotes, camisas sem manga e transparências.

2 – Ser incerto quanto ao seu objetivo

Os recrutadores procuram pelos profissionais pela palavra-chave, por isso, seja incisivo com relação ao seu objetivo. Invista em títulos que indiquem o que está realmente procurando. Inserir que está se recolocando no mercado ou desempregado não ajuda em nada para procurar uma boa vaga.

3 – Ficar inativo nas redes

Não esqueça que o LinkedIn se trata de uma rede social. Assim, faça publicações de tempos em tempos, claro que condizentes com o perfil profissional procurado. Também fique atento às mensagens diariamente.

4 – Esquecer de descrever suas atividades nos antigos cargos

Suas atividades são muito importantes para quem deseja te contratar. Diga às diferenças que fez nos seus cargos, os seus diferenciais e o que almeja para sua área.

5 – Encher aleatoriamente as caixas de mensagem com seu currículo

Foco, essa é a palavra, invista o seu tempo em procurar vagas condizentes com o que procura. Enviar seu currículo de forma aleatória pode não ajudar no seu crescimento. Foque nas empresas do seu setor e esteja sempre de olho nas vagas, inserindo na busca pelas palavras-chave que condizem com seu cargo.

E aí, conta pra gente se você cometia algum desses erros no seu perfil?

Entenda mais sobre o assunto no nosso artigo de 5 dicas para montar um perfil profissional no LinkedIn e continue navegando pelo nosso blog!

Artigos Relacionados