5 oportunidades de trabalho voluntariado para enriquecer o currículo

enriquecer currículo

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, não é segredo que as pessoas estejam sempre procurando formas de enriquecer o currículo. Uma maneira de fazer isso é com trabalho voluntário, principalmente para aqueles que estão iniciando sua jornada profissional ou estão em busca do primeiro emprego.

Felizmente, existem muitas maneiras de se envolver no trabalho voluntário, não importa quais sejam suas habilidades ou interesses. No post de hoje, vamos te mostrar 5 ótimas oportunidades que, além de enriquecer seu currículo, podem te proporcionar bem-estar e paz de espírito. Confira!

Por que o trabalho voluntário enriquece o currículo?

O trabalho voluntário mostra que você é apaixonado por algo e tomou a iniciativa de fazer a diferença. Esse tipo de atitude (proatividade) é altamente valorizado pelos empregadores.

Atuar nesses projetos pode diferenciá-lo de outros candidatos ao se candidatar a empregos. Empregadores geralmente olham favoravelmente para os candidatos que oferecem seu tempo para ajudar outras pessoas.

enriquecer currículo com trabalho voluntario

Foto enriquecer currículo com trabalho voluntario

Ademais, pode ajudá-lo a adquirir novas habilidades. Quando você é voluntário, muitas vezes tem a oportunidade de aprender coisas novas ou aprimorar as habilidades existentes. Isso pode ser útil tanto na sua vida pessoal quanto na profissional.

Por fim, o voluntariado dá a você a chance de conhecer novas pessoas e construir relacionamentos com elas. Essas conexões podem ser benéficas quando chega a hora de encontrar um emprego ou avançar em sua carreira.

5 oportunidades de trabalho voluntariado para enriquecer o currículo

Se você deseja adicionar alguma experiência de voluntariado ao seu currículo profissional, aqui estão cinco ótimas opções:

1- Fundação Estudar

O voluntariado da Fundação Estudar dá oportunidade para os “partners” levarem programas de impacto às suas comunidades e promover as iniciativas da organização. Além de contribuir para uma boa causa, os voluntários se beneficiam com mentorias, participações em eventos e conferências e geram um ótimo networking.

Com essa opção, você pode enriquecer o currículo citando experiências profissionais relacionadas a vendas ou até mesmo liderança, com base nas mentorias.
Inscreva-se.

2- Fundação Lemann

Iniciativas relacionadas ao Khan Academy e ao Coursera estão ligadas à essa fundação. Basicamente, o programa de voluntariado consiste em traduzir os materiais dessas instituições para o português. Portanto, é interessante que o voluntário tenha algum domínio da língua portuguesa.
Entre em contato com a Fundação para saber mais sobre esse projeto.

3- Youth Voices Brasil – Banco Mundial

Com certeza, trabalhar em qualquer projeto ligado ao Banco Mundial é uma excelente maneira de enriquecer o currículo. O Youth Voices Brasil tem interesse por voluntários que desejam combater as desigualdades sociais, principalmente no que diz respeito à pobreza.
Quer fazer parte? Visite o site oficial.

4- AIESEC

Essa iniciativa é ideal para aqueles que desejam enriquecer o currículo com uma experiência no exterior. Nesse projeto, os voluntários têm a oportunidade de atuar em diversas áreas com as mais variadas ONGs.
Ao fazer parte, o jovem profissional poderá ganhar experiência como gestão de crises e gestão de pessoas. Para isso, os interessados devem preencher informações no site e buscar por programas que façam sentido para sua carreira.

5- Sistema de voluntariados da ONU

Os voluntariados para a ONU é outra opção que traz grande peso para um currículo. Além de ganhar experiências importantes para a jornada profissional, o jovem voluntário terá a oportunidade de contribuir para a paz mundial, em um projeto que está presente em mais de 140 países.

Os interessados devem se inscrever no site e aguardar que a ONU entre em contato para alguma iniciativa que precise das suas habilidades.

Além dessa oportunidade global de aprendizado, também há o projeto onlinevolunteering.org que possibilita o voluntariado remoto. Com isso, é possível ganhar experiência trabalhando com traduções de materiais, pesquisa, design, TI e muito mais.

O cadastro é fácil e rápido. E logo após a conclusão já é possível verificar as vagas em aberto.

Onde mais encontrar trabalhos voluntários para enriquecer o currículo?

Não encontrou o trabalho voluntário ideal para você nas opções acima? Não se preocupe. Temos outras opções de site em que você pode encontrar diferentes oportunidades para enriquecer o currículo. Veja abaixo:

  1. Atados;
  2. Voluntários;
  3. Busca Voluntária.

E aí, gostou do post? Se você está procurando maneiras de destacar seu currículo, considere adicionar algum trabalho voluntário à sua lista de atividades.

O voluntariado não é apenas uma ótima maneira de retribuir à sua comunidade, mas também pode ajudá-lo a adquirir habilidades e experiências valiosas.

Aproveite para conhecer os erros mais cometidos na criação de currículos e evite cometê-los.

Artigos Relacionados