6 soft skills que profissionais de TI precisam ter

soft skills em TI

No século 21, a Tecnologia da Informação (TI) se tornou uma das indústrias mais importantes do mundo. À medida que nossas vidas se tornam cada vez mais dependentes da tecnologia, a demanda por profissionais de TI aumentou.

No entanto, simplesmente ter as habilidades técnicas não é suficiente para ter sucesso nesse campo. Os profissionais também precisam ter fortes soft skills em TI para serem bem-sucedidos. Continue a leitura para saber quais são elas.

O que são soft skills em TI?

Soft skills em TI são habilidades que não são de natureza técnica, mas são essenciais para uma carreira de TI bem-sucedida. Elas permitem que você interaja efetivamente com outras pessoas e incluem coisas como comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas.

Por exemplo, um desenvolvedor precisa ter experiência em programação, mas também ser capaz de trabalhar bem dentro de uma equipe e se comunicar claramente com a área não técnica.

Algumas habilidades sociais podem ser desenvolvidas por meio de treinamento, enquanto outras, como traços de personalidade, são mais difíceis de mudar. No entanto, até mesmo os introvertidos podem aprender a construir melhores relacionamentos com colegas de trabalho e clientes.

Quais são as 6 soft skills em TI mais desejadas pelos empregadores?

Muitas vezes, os profissionais de tecnologia da informação focam apenas nos aspectos técnicos de seu trabalho. No entanto, as soft skills em TI são igualmente importantes para encontrar um emprego na área. Confira as seis principais abaixo:

1- Comunicação:

A capacidade de se comunicar de forma eficaz é essencial em qualquer campo, mas especialmente em TI. Ao trabalhar com conceitos e sistemas técnicos, é importante ser capaz de explicar as coisas de forma clara e concisa para aqueles que podem não estar tão familiarizados com o assunto.

Os profissionais também precisam de fortes habilidades de comunicação escrita para documentar procedimentos e criar manuais do usuário.

2- Atendimento ao cliente:

Embora nem todos os profissionais de TI tenham contato direto com os clientes, algumas funções envolvem trabalhar em estreita colaboração com usuários para ajudá-los a resolver problemas.

soft skills em TI - atendimento ao cliente

foto soft skills em TI – atendimento ao cliente

Ter fortes habilidades de atendimento pode ajudar muito a criar uma experiência positiva para o cliente e garantir a sua satisfação.

3- Trabalho em equipe:

Na maioria dos casos, os projetos de TI são concluídos por equipes em vez de indivíduos. Portanto, é importante que os profissionais sejam capazes de trabalhar bem com outras pessoas.

Isso inclui ser capaz de colaborar de forma eficaz, receber orientação de outras pessoas e fornecer assistência quando necessário.

Essas soft skills em TI permitem que você construa relacionamentos fortes com seus colegas e trabalhem juntos de forma eficaz em prol de objetivos comuns.

4- Solução de problemas:

Como profissional de TI, muitas vezes você se depara com problemas complexos de tecnologia que precisam ser resolvidos de forma rápida e eficiente.

Seja um bug de software, um problema de hardware ou fornecer suporte aos usuários. Ter fortes habilidades de resolução de problemas permitirá que você encontre soluções criativas para desafios difíceis. Isso exige pensamento analítico e criativo.

5- Gerenciamento de tempo:

Com a natureza acelerada do setor de TI, é crucial poder gerenciar seu tempo de forma eficaz. Isso significa ser capaz de priorizar tarefas, cumprir prazos e manter-se organizado mesmo quando as coisas estão agitadas.

Além disso, com a vasta gama de ferramentas de informação e tecnologia disponíveis atualmente, é importante que os profissionais de TI possam se manter organizados e acompanhar várias tarefas simultaneamente.

6- Flexibilidade:

Com a tecnologia em constante mudança e evolução, é importante que os profissionais de TI sejam flexíveis em sua abordagem ao trabalho para acompanhar as últimas tendências e tecnologias.
Aqueles que estão abertos a novas ideias e dispostos a adaptar seus métodos conforme necessário tendem a ter mais sucesso do que aqueles que se apegam rigidamente a métodos desatualizados.

Embora a maioria dos profissionais provavelmente já tenha pelo menos algumas das seis soft skills em TI listadas acima, é importante começar a aperfeiçoar as demais habilidades necessárias para o crescimento da sua carreira.

Conte com o nosso apoio para isso. Temos bastante material útil aqui no blog.

Artigos Relacionados