Como saber quando mudar de emprego? Saiba o que observar

Quando mudar de emprego

Você está se sentindo cada vez mais cansado? Não aguenta mais olhar para a cara de alguém da empresa? Ou está se sentindo desvalorizado dentro da função? Pois saiba que muitas pessoas levam em consideração esses pontos para decidir quando mudar de emprego. 

Essa é uma decisão muito importante, especialmente para o próximo passo na carreira. No entanto, é necessário ficar atento a alguns sinais e como eles estão impactando negativamente na sua rotina para saber se esse é o momento ideal para ir atrás de uma nova oportunidade. Continue lendo!

Quando mudar de emprego: atente-se aos sinais

Mudar de emprego nem sempre é algo fácil. Muitas pessoas passam anos em uma empresa, dedicando seu tempo e esforço em um lugar. Alguns casos são realmente por paixão mas outros são por medos e inseguranças de sair e procurar outras oportunidades. No entanto, se você estiver sentindo alguns dos sinais abaixo, então saiba que talvez seja hora de parar, pensar e procurar um novo trabalho.

1. Esgotamento e desmotivação

Se você passa mais tempo cansado, contando os minutos para ir para casa e vê o trabalho apenas como um fardo, então talvez seja um bom momento para olhar para dentro de si, pensar em seus sonhos e motivações e, se considerar adequado, mudar de emprego. Pense naquilo que te dá energia para trabalhar e foque nesse objetivo pois, se não o tiver, poderá trocar de emprego diversas vezes que vai continuar se sentindo desmotivado. 

2. Remuneração

Uma coisa é fato: trabalhamos para ganhar dinheiro. Neste intervalo, podemos amar ou odiar nosso emprego, mas o salário é uma das condições que faz muitas pessoas pensarem quando mudar de emprego. Por isso, quando a remuneração está muito abaixo da média do mercado e não parecem surgir planos de crescimento ou reajuste, então é hora de procurar um novo lugar para desempenhar suas funções. 

3. Falta de desafios

Ficar estagnado também é um sentimento que faz com que muitas pessoas queiram sair de uma posição na empresa. Os desafios são necessários não apenas para adquirir mais conhecimentos e responsabilidades, mas também para manter os profissionais sempre ativos. Por isso, se após conversar com seus superiores você perceber que não nenhum outro caminho, então está na hora de trilhar o seu próprio.

4. Relacionamentos

Outro ponto que deve ser observado é a relação com os superiores e colegas de empresa. Nem sempre nos damos bem com todo mundo, mas se há algum problema que está causando intrigas e te deixando desmotivado, então pode ser o momento de procurar um lugar onde você se encaixe melhor. Porém, não saia guardando rancor e causando ainda mais atritos: sempre crie bons laços, por onde passar. Afinal, é sempre bom manter um bom networking de forma madura.

Cuidados quando decidir mudar de emprego

Como nem tudo são flores, é necessário também tomar alguns cuidados antes de tomar a decisão de sair da empresa. Para que esse processo seja feito da melhor forma possível, pense bem e dê um prazo para si mesmo e para a empresa se prepararem para a mudança. Por mais que a pressa muitas vezes seja grande, é fundamental que ninguém saia prejudicado.

Além disso, fique atento a alguns pontos tanto da sua empresa atual quanto da pretendida. Benefícios, cultura, salário, equipe, ambiente, jornada de trabalho e outros também tem um peso na sua decisão. 

Por fim, observe o momento econômico, que pode impactar diretamente no seu emprego. Alguns setores sofrem mais em determinados momentos de crise e vale a pena estudar um pouco também sobre a área da companhia que você irá antes de aceitar e acabar tendo prejuízos no futuro.


O que achou do nosso artigo sobre quando mudar de emprego? Se gostou, não esqueça de curtir e compartilhar com os seus amigos. Além disso, acompanhe nosso blog e fique por dentro de muitas outras dicas e notícias para se destacar no mercado de trabalho. 

Até a próxima!

Artigos Relacionados