Consultoria Headhunter: entenda por que usar!

foto de mão selecionando candidato representando a consultoria headhunter
11/11/2020

Conheça o trabalho de uma consultoria headhunter e dicas de como escolher para sua empresa

A maior preocupação ao gerir um negócio eficiente e com bons resultados é a capacidade de captar os talentos certos que vão atuar em sua empresa, pois isso garante um bom ambiente de trabalho e melhora a competitividade no mercado. 

No entanto, nem sempre a pessoa responsável pela equipe consegue encontrar o profissional ideal. É por isso que ela conta com a consultoria headhunter. Acompanhe o conteúdo completo que preparamos para ajudar você a entender melhor sobre o trabalho de um headhunter e conte com a Currículos Vencedores. Confira!

Mas, afinal, o que é ser headhunter?

Geralmente os headhunters são profissionais responsáveis por recrutar candidatos para posições gerenciais e cargos de alta liderança. 

São considerados uma espécie de caça-talentos, altamente especializado, com know-how suficiente para encontrar um profissional específico para a vaga. Portanto, isso significa que ele atua com ferramentas que exigem uma combinação única de características, uma vez que cada contratação exige análises profundas do candidato.

Muitos profissionais não possuem formação em Recursos Humanos, mas provém de outras áreas como direito, administração ou gestão empresarial, por exemplo. No entanto, a partir de conhecimentos aplicados, ele desenvolve habilidades necessárias para atuar como um headhunter.

Características de um headhunter

Normalmente, o headhunter lida com todo o processo, desde a pesquisa até a coordenação da proposta e integração do melhor candidato. A sua agilidade e precisão são indispensáveis para quem escolhe seguir essa carreira. Confira:

Observação aguçada

Este profissional visa descobrir traços sobre os candidatos que vão além das habilidades comumente analisadas. Isso inclui: objetivos e metas pessoais, estilo de vida, crenças, entre outros.

Escuta ativa

Algumas informações importantes são revelações que não necessariamente seriam fornecidas em forma de resposta a uma pergunta. Por isso, é necessário prestar atenção em todos os detalhes e ter uma escuta ativa.

Boa argumentação

É importante que o headhunter tenha uma boa habilidade em se expressar, pois ele depende da eficácia da comunicação para argumentar com a empresa e com o profissional.

Vasta rede de contatos

O networking é uma ferramenta valiosa do headhunter. Sem uma vasta rede de contatos, sua capacidade de chegar às pessoas certas se perde.

Proatividade

Outro diferencial indispensável, tendo em vista que é preciso que ele vá atrás de soluções, busque, investigue, entreviste, ajuste e construa a jornada correta para encontrar o candidato certo para solucionar a demanda da empresa.

Como escolher uma consultoria headhunter?

Para simplificar o processo, é preciso garantir a contratação de uma empresa séria, eficaz e de confiança. Por isso, fique atento a algumas informações sobre a consultoria, como:

  • Confidencialidade;
  • Clientes já atendidos;
  • Segmentos de atuação;
  • Experiência no mercado;
  • Confiança nos profissionais;
  • Reputação entre as empresas;
  • Ferramentas utilizadas para análise.

Portanto, busque referências com empresas que já trabalharam com a consultoria. Assim, elas poderão indicar se os resultados alcançados foram ou não satisfatórios. 

Fale com a Currículos Vencedores

A Currículos Vencedores está aqui para te ajudar na busca da melhor oportunidade profissional. Nosso Headhunter analisa suas informações e prepara um currículo personalizado para que você alcance a vaga de emprego os seus sonhos.

O que achou do nosso artigo? Se gostou, não esqueça de curtir e compartilhar com os seus amigos. Além disso, acompanhe nosso blog e fique por dentro de muitas outras dicas e notícias para se destacar no mercado de trabalho. 

Até a próxima!

telefone