Como impulsionar seu crescimento profissional?

crescimento-profissional

Simplesmente não há como fugir: qualquer pessoa que queira ter uma carreira de sucesso ou mesmo se manter competitiva dentro do mercado de trabalho precisa focar em seu crescimento profissional.

Porém, há profissionais que simplesmente não sabem como fazer isso, e é por isso que este artigo foi criado: por meio dele você saberá exatamente o que fazer.

Não deixe de ler até o final.

Muitas empresas oferecem um plano de carreira para os colaboradores

As coisas hoje em dia não funcionam como nas gerações passadas.

Antigamente, era comum que os colaboradores só crescessem dentro de uma empresa depois de muitos e muitos anos exercendo a mesma função. E a empresa propriamente dita pouco ou nada fazia a esse respeito.

Mas, hoje em dia, tudo mudou, e boa parte dos contratantes oferece plano de carreira para suas equipes, justamente como forma de estimular cada funcionário a querer ir cada vez mais longe.

Ou seja: a própria empresa toma a iniciativa, cabendo a cada pessoa aproveitá-la.

Se na empresa em que você trabalha existe esse tipo de oferta, abrace-a o quanto antes!
Mas, se não existe, é só seguir as dicas a seguir e seu crescimento profissional já terá início.

Como impulsionar o crescimento profissional “por conta própria”

Impulsionar o crescimento profissional pode ser um processo um pouco demorado, mas não impossível. E o primeiro passo que você deve dar é decidir onde, exatamente, deseja chegar, e quais são as metas que quer ver realizadas.

Afinal, é preciso ter um ponto de partida e, sem as definições acima, você simplesmente estará “indo para qualquer lugar”. O processo será igualmente válido, claro, mas sem foco.
Finalizada essa primeira parte, é hora de seguir estas dicas:

Continuar estudando

Mesmo que você já tenha até mesmo uma pós-graduação na área dos seus sonhos, é imprescindível não deixar os estudos de lado.
São eles que irão te manter competitivo e sempre por dentro de tudo o que acontece no mercado em que você atua.

Se relacionar com as pessoas certas

A boa e velha rede de contatos nunca perde sua importância, sendo que você deve criar e fortalecer sua rede focando em pessoas que podem te ajudar em seu crescimento profissional de alguma forma, mesmo que seja dando dicas ou compartilhando suas trajetórias.
Não sabe como fazer isso?

Comece frequentando os eventos relacionados ao seu trabalho e ao cargo no qual pretende chegar.

Cuidar de sua imagem

Para muitas pessoas, essa dica pode parecer uma bobagem. Porém, ela faz total diferença quando o assunto é impulsionar o crescimento profissional.

Afinal, uma imagem sempre fala mais do que mil palavras. Logo, a partir do momento em que você começa a cuidar mais da sua imagem (tanto pessoal quanto profissional) de modo geral, se vestindo melhor, por exemplo, é normal que passe mais confiança e profissionalismo para as pessoas próximas.

E, claro:

Dentro desse contexto, ainda existem outras dicas a serem seguidas, como desenvolver habilidades de liderança e aprender novos idiomas, por exemplo.

Mas, somente com as dicas acima já é possível obter um crescimento profissional satisfatório.

Agora, se você quer crescer especificamente dentro da área de TI, comece clicando aqui e descobrindo as 6 soft skills que devem compor seu trabalho.

Artigos Relacionados