Currículo profissional: confira os 5 erros mais comuns que todo mundo comete
Pare agora mesmo para refletir sobre a seguinte pergunta: quantas vezes você já recebeu dicas sobre como ter um currículo profissional e sobre a importância dessa iniciativa para a sua vida, de modo geral?
Sabemos que muitas pessoas não recebem a devida orientação nesse sentido, e é justamente por isso que criamos este artigo.
Portanto, se você quer ter mais sucesso em todas as oportunidades de trabalho que surgirem em seu caminho, não deixe de fazer a leitura até o final.
A importância de criar um currículo profissional de verdade
A primeira coisa que você deve ter em mente, em relação a esse assunto, é que ter um currículo profissional em mãos de fato irá te abrir mais portas.
Ou seja: nada impede que você crie algo mais simples, principalmente se estiver “em cima da hora” para concorrer a uma vaga. Mas, tenha sempre isso em consideração: quanto mais profissional for esse documento, considerando todas as suas características, maiores e melhores serão suas chances no mercado de trabalho.
E a boa notícia é que isso não significa ter que pensar em estratégias mirabolantes, sabia?
Apenas ao evitar os principais erros que muitas pessoas cometem você já estará na frente de muitos outros candidatos.
5 erros que devem ser evitados nesse processo
São muitos os erros que qualquer pessoa deve evitar, caso queira ter um currículo profissional de verdade.
Mas evitar os 5 a seguir já é um ótimo começo:
1 – Mentir, de modo geral
Sabe aquela pessoa que pensa “vou mentir que sei fazer tal coisa e, se for selecionado, vou aprendendo no dia a dia”?
Pois bem: ela está cometendo um erro imenso!
Lembre-se que os recrutadores possuem meios de saber se o que consta no seu currículo é verdade. E, de qualquer forma, perceberão que você estava mentindo conforme te observam trabalhando.
2 – Colocar muitas informações irrelevantes
Quanto mais direto ao ponto você for, focando nas informações de sua vida profissional, melhor!
Sendo assim, evite citar os números de seus documentos e seu endereço, por exemplo.
3 – Não informar o objetivo profissional
O objetivo profissional é indispensável em qualquer currículo que se dê ao respeito, então não se esqueça dessa informação.
Afinal, é ela que irá ajudar os recrutadores a terem uma melhor visão de você como profissional, e permitirá que eles saibam se você de fato combina com a vaga que está sendo disponibilizada.
4 – Cometer erros de escrita
Um currículo profissional com erros gramaticais não passa uma ideia de profissionalismo, concorda?
Logo, evite ao máximo qualquer erro de escrita nesse documento: revise-o quantas vezes julgar necessário e, se possível, peça para outra pessoa ler os textos nele inseridos, a fim de identificar possíveis erros que tenham passado despercebidos.
5 – Não citar cursos e experiências profissionais
Todo recrutador precisa conhecer um pouco de sua história, desde sua formação acadêmica até suas experiências profissionais.
Então, não esqueça de citar essas informações no seu currículo, para que ele fique mais profissional.
E, para alcançar o lugar que almeja no mercado de trabalho, não deixe de ler os demais conteúdos do blog Currículos Vencedores: eles serão de imensa ajuda em sua jornada.