Dicas para um currículo perfeito

Currículo Perfeito

Ter um currículo bem feito pode ser o diferencial para conseguir a vaga que você tanto deseja, ou pelo menos, o primeiro passo para ganhar essa vaga, portanto decidimos trazer dicas essenciais para montar um currículo perfeito que vai alavancar suas ofertas de emprego e deixar a concorrência para trás.

A primeira dica parece algo simples, mas é essencial fazer um currículo bem organizado, formatado e de fácil leitura. Começar com uma boa impressão já ajuda muito em várias disputas por uma vaga de emprego ou estágio, portanto use uma fonte legível, como Arial, Cambria ou Garamond. Não tente inovar ou sofisticar na fonte para evitar possíveis confusões, também é bom separar as seções do seu currículo deixando o título delas em maior destaque que o resto. A terceira dica é colocar foto apenas se necessário, dependendo da sua profissão, ter uma foto no CV não é algo necessário ou pertinente, então tome cuidado, porque isso pode ser motivo suficiente para você não conseguir a vaga.

Informações básicas

As próximas dicas são a respeito das informações pessoais que se deve colocar no seu currículo, foque sempre em não esquecer as principais informações como e-mail, telefone/whatsapp, endereço, Linkedin e um portfólio caso seja um fator relevante na sua profissão. Não desperdice informações inúteis ou que não vão agregar na sua candidatura. E em relação às suas redes sociais, como Twitter, Instagram ou Tik Tok, use apenas se for relevante para sua candidatura. Como é geralmente o caso de fotógrafos, social media, artistas, etc.

Experiências profissionais

Em relação às suas experiências, é sempre importante colocar o cargo ocupado, a empresa que prestou serviço e o tempo no qual prestou, e além disso, destacar suas responsabilidades e conquistas. Mas lembre-se de não prolongar demais, seja direto e use palavras-chaves que vão impressionar. Caso não tenha experiências, destaque freelas, trabalhos pessoais ou voluntários.

Quanto às suas habilidades, existem dois tipos que você adquiriu pela vida: Soft Skills e Hard Skills, a primeira costumam ser habilidades pessoais, quase como características suas, e a segunda são habilidades técnicas que você provavelmente aprendeu a usar em algum momento da vida. Preste atenção no que a vaga está pedindo para listá-las no CV, pois o ideal é geralmente colocar entre 5 ou 6 dessas habilidades, então considere as que têm o melhor perfil da vaga para colocar no CV. Também é sempre essencial destacar outras habilidades para se destacar dos demais, como por exemplo idioma, educação complementares, prêmios e certificações.

Para finalizar, lembre-se de sempre colocar sua educação no currículo, destaque o nome da(s) universidade(s), o(s) curso(s) e a data da graduação. Se possível, destaque conquistas acadêmicas e atividades extracurriculares. E sempre salve e mande seu currículo em PDF, pois o recrutador receberá uma cópia exata do arquivo que você formatou, mas sempre tenha uma cópia em Word ou outra plataforma para poder editar seu currículo sempre que for preciso, para uma vaga específica por exemplo ou para adicionar novas informações e conteúdos relevantes no seu CV.

Artigos Relacionados