Dicas de como se preparar para uma entrevista por videoconferência

entrevista videoconferência

Com a vinda da pandemia de COVID-19, muitas empresas se adaptaram e começaram a fazer a entrevista por videoconferência. Assim, com a volta da normalidade, muitos recrutadores continuaram com essa dinâmica para contratar os colaboradores.

Estar preparado e seguir algumas dicas pode ser crucial para você se dar bem e ser contratado. A Currículo Vencedores trouxe algumas essenciais para você se preparar.

Observe os cuidados com a conexão

Por se tratar de uma entrevista online, sua conexão com a internet deve ser a melhor possível. Caso ela não seja muito boa, tenha sempre uma segunda opção como a internet do celular para continuar a entrevista por ele ou notebook.

Teste os aparelhos que serão usados

Verifique se os aparelhos estão funcionando, como está o nível de bateria e, se possível, tenha sempre outro equipamento, caso ele não funcione. Abra o aplicativo que será usado e veja como ele funciona, além de testar a câmera e o áudio.

Se atente ao local da entrevista

Sua casa não precisa ser a melhor do mundo, o ideal é que o local da entrevista por videoconferência esteja organizado. Escolha um ambiente silencioso, se morar com mais pessoas, converse para manterem o silêncio durante a entrevista.

Para focar no que as pessoas estão dizendo e o seu som ficar bom para quem está ouvindo, use um fone de ouvido. O importante é optar por um local iluminado e que não tenha interrupções.

Ligue a câmera antes da entrevista e veja se o local está apropriado para o momento. Existem algumas ferramentas para “embaçar” o fundo do vídeo, assim, o foco ficará todo em você.

Esteja com uma roupa adequada

Apesar da entrevista ser na sua casa, ela não deve ser feita de qualquer forma. Os recrutadores também estão examinando sua postura através do vídeo. A roupagem vai depender do seu cargo.

entrevista videoconferência

Foto entrevista videoconferência

Se vista como se fosse para uma entrevista na empresa. Quem está te entrevistando espera que você tenha se preparado para aquele momento e tenha tido cuidado com a escolha.

Faça um rascunho dos seus pontos positivos que podem ser apontados e das suas experiências que tenham a ver com o cargo. Deixe-o do lado do computador, pode ser difícil lembrar de alguns pontos por conta da ansiedade e nervosismo.

Estude sobre a empresa

Demonstre interesse sobre a empresa, veja como é a sua visão, o que ela espera dos seus funcionários e o que faz pelos seus clientes. Conhecer seus produtos e serviços também te fazem destacar dos outros funcionários.

A entrevista terá a mesma dinâmica do que uma entrevista presencial. Confira algumas perguntas mais comuns e que você deve se preparar para responder:

  1. Qual sua formação?
  2. Onde se enxerga daqui a 5 anos?
  3. O que espera da empresa?
  4. Por que quer trabalhar na empresa?
  5. Quais suas habilidades, qualidades e defeitos?
  6. Por que devemos te contratar?
  7. Quais são as suas experiências?

Estar preparado na entrevista por videoconferência vai te deixar seguro para responder prontamente às perguntas. Siga as dicas e tenha mais chances de alavancar sua vida profissional.

Continue por aqui para mais informações para se preparar para o mercado de trabalho!

Artigos Relacionados