Dicas essenciais para quem pensa em como pedir aumento de salário

Como pedir aumento de salário

Depois de um tempo na empresa, com dedicação e esforço, muitos profissionais aspiram por melhores condições financeiras. Porém, essa conversa com o chefe pode dar até mesmo um frio na barriga. Para que você se prepare para esse grande momento e aumente as chances de receber um “sim”, preparamos um artigo com diversas dicas de como pedir aumento de salário. Continue lendo!

Como pedir aumento de salário?

Deixe os motivos pessoais de lado

Por mais que o principal motivo para pedir um aumento seja, justamente, ter mais dinheiro, não use argumentos como “preciso pagar as contas” ou “meu filho nasceu”. Seu superior pode até ficar tocado com isso, porém pode não ser motivo suficiente para que ele retenha na empresa passado algum tempo. É necessário que ele sinta que você realmente merece esse valor extra por merecimento e por estar se dedicando aos propósitos da empresa, e não porque está endividado.

Não tente a chantagem

Muitas pessoas usam como argumento a famosa frase “recebi outra proposta” para tentar o aumento de salário. Em um primeiro momento, pode até funcionar pois a empresa sabe que contratar alguém novo e treinar do zero é mais trabalhoso e custoso do que oferecer um aumento. No entanto, pode soar como chantagem para os superiores e até mesmo prejudicar o funcionário se for mentira. Se você realmente receber uma oportunidade melhor, avalie os pontos e considere o que é melhor para você antes de conversar com seu chefe.

Observe o cenário do mercado

É necessário ter compreensão também de que muitas vezes o cenário não está tão favorável para a empresa em questão. Pedir aumento de salário em um momento de crise não é uma boa ideia e não apenas aumenta as chances do seu pedido ser negado como também indica que você está bem desinformado sobre a situação da organização. Por isso, antes mesmo de chamar o seu chefe para a conversa, estude o mercado que estão inseridos e como a empresa está reagindo.

Encontre o momento e local certos

Decidido de que é a hora de pedir aumento de salário? Então é necessário que você marque uma reunião com seu chefe com hora e local apropriados. Não tente ter essa conversa durante o cafezinho, com todos ao redor. Não é profissional e nem positivo para a sua oportunidade. O melhor local para isso é em uma sala de reunião que não tenha muito barulho e esteja preparado com os argumentos na ponta da língua. 

Prepare seus argumentos 

Por fim, mas não menos importante, prepare os argumentos que vai utilizar para fazer o pedido ao seu chefe. Destaque suas realizações dentro da empresa, suas qualidades profissionais, o que fez no tempo de casa em prol dos objetivos da organização, como se aperfeiçoou e dedicou… Seu chefe pode já ter notado todas essas conquistas, mas é sempre bom reforçar a importância disso e o quanto seu trabalho vale. Além disso, seja objetivo e claro quando o momento chegar. 


O que achou do nosso artigo sobre como pedir aumento de salário? Se gostou, não esqueça de curtir e compartilhar com os seus amigos. Além disso, acompanhe nosso blog e fique por dentro de muitas outras dicas e notícias para se destacar no mercado de trabalho. 

Até a próxima!

Artigos Relacionados