5 dicas para escolher uma carreira compatível à sua personalidade

Carreira profissional: como escolher de acordo com a sua personalidade?
15/01/2020

Escolher uma carreira não é uma tarefa simples. Normalmente, tomamos essa decisão na reta final do ensino médio, quando estamos prestes a entrar na universidade. Depois de alguns anos, é possível que a gente perceba uma decisão errada. Portanto, para evitar esse tipo de situação, separamos dicas de um especialista para você escolher uma carreira profissional compatível com a sua personalidade. Vamos lá?

5 dicas para escolher uma carreira profissional

Em entrevista ao G1, Eduardo Ferraz, consultor e autor da empresa da Pactive Consultoria, listou 5 dicas importantes para pessoas que desejam escolher uma carreira profissional compatível com a sua personalidade. Essas orientações são uma forma de diminuir frustrações com o desenvolvimento profissional, veja abaixo!

1. Conheça seu perfil comportamental

Não é novidade para ninguém: todos nós temos um perfil comportamental, algo que nos acompanha desde o dia em que nascemos. Por exemplo, algumas pessoas são mais tímidas, outras mais extrovertidas; alguns preferem solucionar conflitos com criatividade, já alguns precisam de processos mais estruturados e organizados. Esse tipo de traço de personalidade é intrínseco, até pode ser desenvolvido e aprimorado ao longo do anos, mas a essência já está presente. Nas palavras de Eduardo Ferraz: “para se posicionar no lugar mais adequado, é fundamental que você conheça seu perfil comportamental, que reflete na maneira como você interage com o mundo ao seu redor”.

Para descobrir isso, existem diferentes tipos de testes comportamentais que podem ser feitos, sendo que o mais popular é o DISC, criado em 1928 pelo PhD em psicologia William Marston. O seu modelo é baseado em quatro características principais: dominância, influência, estabilidade e conformidade.

2. Descubra as suas motivações

Nós vivemos por uma motivação, um objetivo. Quantas vezes levantamos da cama e pensamos em ficar mais um pouco? Ou talvez passar o dia todo deitado? O que nos impede de fazer isso é justamente um propósito maior. Nesse aspecto, temos algo muito subjetivo: pode ser dinheiro, estabilidade no emprego, desejo por aprender mais coisas, reconhecimento… Entender as suas motivações é uma etapa fundamental para o autoconhecimento. Ou seja, para Ferraz, antes de você decidir a área ou empresa que quer trabalhar, é importante conversar e conhecer quem já está inserido no mercado para entender melhor como tudo funciona.

“Antes de aceitar uma proposta de emprego, é preciso pesquisar como a empresa funciona. Depois da última entrevista de seleção, você deve pedir para conversar com algumas pessoas da empresa. Procure descobrir há quanto tempo trabalham os funcionários mais antigos. Analise o perfil de quem tem dado certo, como são a cultura e os benefícios oferecidos, quem são os clientes, qual é o histórico da empresa e sua reputação no mercado”, diz.

3. Identifique e explore os seus principais talentos </3>

Você sabe o que é um talento? O escritor Geoff Colvin tem uma definição interessante: trata-se de “aptidões naturais para fazer alguma coisa melhor do que a maioria das pessoas e de maneira consistente”. Ou seja, é algo que fazemos bem feito, sem esforço e com bons resultados. Assim que você identificar o seu talento, deve aprimorá-lo uma vez que os resultados aparecerão com maior rapidez.

Para Eduardo Ferraz, existem ao menos dez tipos de talentos aplicáveis em diversas carreiras ou profissionais:

  • Artístico-corporal;
  • Esportivo;
  • Relacional;
  • Espacial;
  • Naturalista;
  • Linguístico;
  • Lógico-matemático;
  • Empreendedor;
  • Executor;
  • Criativo-intuitivo.

Portanto, é fundamental reconhecer em quais áreas você se destaca mais. E lembre-se: ninguém é bom em tudo, por isso, foque nos seus talentos será um diferencial bacana para a sua carreira.

4. Aprimore suas atitudes

As dicas anteriores eram referentes a traços praticamente imutáveis. Agora, vamos falar de algo que podemos ter controle: as nossas atitudes. Em síntese, Eduardo Ferraz diz que costumes como disposição; pontualidade; determinação para aprender; proatividade; resiliência; profissionalismo e altruísmo são pontos que não podem ser subestimados.

“Boas atitudes funcionam também como um atenuante para alguns de nossos defeitos, pois as pessoas aceitam melhor nossas falhas quando percebem que temos atitudes positivas que compensam”, destaca o consultor.

5. Corrija seus pontos limitantes

Sim, temos que explorar as nossas forças, entretanto, não podemos esquecer as fraquezas. Sendo assim, analise com atenção os seus pontos fracos e tente minimizá-los.

“Por isso, não se acomode e neutralize o que estiver limitando sua carreira. Procure ficar atento às situações em que suas fraquezas costumam aparecer. Isso o ajudará a percebê-los enquanto ainda não causaram problemas graves e ficará mais fácil diminuir sua intensidade.”, aconselha Eduardo Ferraz.

Os pontos fracos variam bastante de pessoa para pessoa, em alguns casos, a pessoa pode ser mais apática, pode procrastinar demais, apresentar dificuldade com organização ou até mesmo coisas mais sérias que demanda ajuda profissional, como instabilidade emocional. Dessa forma, fique atento a esses detalhes e os trabalhe também.

Currículos Vencedores: conquiste as suas oportunidades em 2020!

Como vimos acima, é preciso reconhecer os seus talentos para seguir uma carreira de realização e sucesso. Mas você sabe traduzir as suas aptidões para o seu currículo? Sabe qual a melhor forma de conseguir isso? Com a ajuda de quem entende do negócio! Nós somos a Currículo Vencedores, uma empresa especializada em transformar o seu currículo em um grande diferencial. Isso mesmo, temos um headhunter preparado para coletar as suas informações, e montar um currículo campeão. Sendo assim, não deixe a tão sonhada vaga escapar, invista em você. Invista no seu sucesso.

O que achou do nosso artigo sobre como escolher uma carreira compatível com a sua personalidade? Se gostou, não esqueça de curtir e compartilhar com os seus amigos. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato e fale com os nossos especialistas. Além disso, acompanhe nosso blog! Mensalmente trazemos notícias relacionadas ao mercado profissionais e formas de se destacar nessa competição.

Até a próxima!

telefone