Dicas para escolher uma carreira: primeiros passos na profissão

Dicas para escolher uma carreira

Um dos passos mais difíceis na vida de qualquer pessoa é escolher uma carreira. Afinal, pode determinar sua vida dali em diante. No entanto, não pense que só os mais jovens sofrem com as incertezas e angústias. Muitas vezes, mesmo aqueles que já estão no mercado de trabalho sentem a vontade e/ou necessidade de mudar de profissão. Por isso, nesse artigo apresentaremos algumas dicas para escolher uma carreira para que você se sinta mais confiante na sua decisão. Continue lendo!

Dicas para escolher uma carreira

Se você está saindo da escola e ainda não decidiu qual será sua profissão ou até mesmo já está inserido no mercado de trabalho mas quer mudar de área: não se preocupe. Acompanhe essas dicas para escolher uma carreira e boa sorte em sua nova jornada!

Conheça a si mesmo

O autoconhecimento é o primeiro passo para entender o que você gosta, o que você faz bem e unir esses dois pontos para descobrir uma carreira que você possa se dar bem.

Pare um pouco, reflita e faça uma lista com os seus principais interesses, hobbies, passatempos e talentos. Se estiver com dificuldades de fazer isso sozinho, fale com pessoas próximas como familiares e amigos para que eles digam o que pensam de você.

Busque informações 

É muito importante que, antes de você tomar qualquer decisão, você pesquise muito bem sobre a área, o mercado de trabalho, as possibilidades, o dia a dia do trabalho, áreas de atuação, o curso e muito mais.

Além disso, você pode conversar também com profissionais da área para entender a parte prática. Faça perguntas e busque conhecer tanto a parte positiva quanto a parte negativa da profissão.

Assim que você começar a estudar isso, já entenderá melhor se tem a ver com o seu perfil e se realmente é o que você está buscando. 

Faça um teste vocacional

Mesmo que sejam um pouco superficiais, os testes vocacionais já ajudam a orientar sobre seus interesses, as áreas mais indicadas e possíveis carreiras que você pode seguir. 

Na internet é possível acessar diversos testes gratuitos, porém o ideal é procurar um profissional para que o resultado seja ainda mais assertivo.

Não se esqueça de que o teste é apenas uma dica, e não uma resposta definitiva. Ele irá te guiar para um caminho próximo dos seus gostos, personalidade e habilidade, mas ele não precisa ser uma decisão.

Escolha com calma e sabedoria

Essa escolha realmente é muito importante e deve ser tomada com tranquilidade. Tomar decisões precipitadas por pressão de outras pessoas ou por pressa de entrar no mercado de trabalho pode fazer com que você se arrependa no futuro.

Por isso, pense bem antes e saiba que isso depende apenas de você. Claro que opiniões e ajudas são sempre bem vindas, mas não cabe aos outros tomar essa decisão. 

E se lá na frente não der certo: tudo bem também. Pelo menos você tentou! Não existe uma fórmula mágica para definir uma profissão e você pode acabar mudando seus conceitos no futuro. Mas não se preocupe, essas dicas para escolher uma carreira valem para sua vida toda.


O que achou do nosso artigo sobre dicas para escolher uma carreira? Se gostou, não esqueça de curtir e compartilhar com os seus amigos. Além disso, acompanhe nosso blog e fique por dentro de muitas outras dicas e notícias para se destacar no mercado de trabalho. 

Até a próxima!

Artigos Relacionados