Como encontrar oportunidades de estágio na minha área de estudo?

Ao decidir ingressar em um curso profissionalizante de duração considerável, como os cursos universitários, é comum que qualquer pessoa tenha interesse em encontrar um bom estágio para adquirir experiência, mesmo que essa não seja uma exigência da instituição de ensino.

E é nessa parte de sua vida que você se encontra atualmente?

Então, leia com atenção cada dica a seguir e prepare-se, pois o seu estágio dos sonhos pode estar mais perto do que você imagina.

Faça isso para conseguir um bom estágio em sua área

As dicas para conseguir uma vaga de estágio dentro da área que você está estudando não são difíceis de serem seguidas, e incluem:

1. Manter o foco

A área de estudos escolhida pode incluir diversas frentes de trabalho, e saber em qual delas, exatamente, você quer atuar é imprescindível.

Caso esteja estudando marketing digital, por exemplo, qual seria o estágio ideal, considerando que ele pode estar voltado para a criação de campanhas ou para social mídia, entre outras frentes?

Não deixe de fazer esse tipo de reflexão.

2. Cadastre-se nas plataformas de vagas

Sim: existem diversas plataformas que divulgam vagas de estágio nas mais diversas áreas e que, portanto, também podem ser suas aliadas nesse processo.

Faça um cadastro em algumas delas e fique sempre atento às novidades, combinado?

Lembrando que as redes sociais também te ajudam nesse sentido.

3. Acompanhe o mural de vagas da instituição de ensino

Não é raro que as faculdades e demais instituições de ensino, como aquelas focadas em cursos técnicos, tenham um mural (físico ou virtual) no qual divulgam vagas, a fim de ajudar os alunos a começarem a explorar o quanto antes o mercado de trabalho.

E é muito provável que a instituição escolhida por você também tenha um mural desse tipo: que tal dar uma checada nele?

Lembrando, claro, que mesmo tendo pouca ou nenhuma experiência é importante que você crie um bom currículo.

E não se esqueça, também, de que seu estágio obrigatoriamente precisa ter o respaldo de um contrato assinado por todas as partes envolvidas, ok?

Sendo estas partes o estudante (você), a instituição de ensino e a empresa contratante.

Depois da formação, a busca continua

Outro ponto ao qual muitos estudantes não se atentam, no que diz respeito ao estágio, diz respeito ao fato de que ele definitivamente não precisa ser acompanhado de uma garantia de efetivação.

Ou seja:

Uma vez finalizado o período de trabalho previsto no contrato, a empresa pode, sim, te dispensar. Há a possibilidade de renovação do documento, mas ela se torna inexistente se o curso tiver chegado ao fim.

Então, se seu foco, depois do estágio e da formação, for conseguir uma vaga tradicional, uma nova busca deverá ser iniciada.

E, nesse caso, as dicas não mudam muito:

  • Prepare devidamente seu currículo;
  • Cadastre-se em sites de vagas;
  • Fique de olho nas redes sociais, incluindo o LinkedIn;
  • Explore a página Trabalhe Conosco, das empresas da sua área.

E, se quiser se sentir ainda mais preparado para o mercado de trabalho, continue explorando, também, o blog Currículos Vencedores.

Artigos Relacionados