Lições para trabalhar sua autoconfiança no trabalho

Autoconfiança

Para muitas pessoas, o que as impedem de obter um bom emprego são elas mesmas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn com mais de 30.000 pessoas de 20 países, o mercado de trabalho desafiador e a falta de confiança em si mesmos são as principais dificuldades que os profissionais brasileiros esbarram para conseguir uma oportunidade. Por isso, para que você consiga trabalhar melhor a autoconfiança, deixamos abaixo algumas lições que podem te ajudar! Confira abaixo. 

5 lições de autoconfiança no trabalho

Assim como diversas outras habilidades, a autoconfiança deve ser estimulada constantemente para ser desenvolvida. Um profissional que não possui esse sentimento acaba sempre enxergando a si mesmo com um olhar de inferioridade em relação aos outros, fazendo com que seu desempenho no trabalho também caia bruscamente. Por isso, as lições que deixamos abaixo devem ser incluídas na sua rotina para que você acredite no seu potencial e tenha sucesso na carreira!

1. Deixe os erros para trás

Muitas vezes a falta de confiança é desencadeada por conta de algum evento que deu errado e afetou as emoções desse profissional. Vemos um exemplo disso quando um profissional sugere uma solução que é rejeitada e ele se desmotiva a oferecer outras ideias no futuro. 

No entanto, é necessário saber que só porque algo não deu certo não significa que você não deva tentar novamente. Somos imperfeitos e mesmo os grandes nomes tiveram algumas propostas que deram errado até conseguirem atingir o seu lugar. Por isso, tente olhar novamente para os seus “erros” com outros olhos e tente ressignificar essas situações para se tornar ainda mais forte!

2. Reconheça suas habilidades

O significado de autoconfiança é justamente a crença em si mesmo e, para isso, é necessário que você saiba quais são os seus pontos fortes. Portanto, reconhecer e treinar suas habilidades constantemente também é uma forma de se manter confiante.

As pessoas que sabem no que são boas e utilizam isso a favor próprio conseguem desempenhar melhor suas funções, além de ter um trabalho mais fluido. Além disso, conseguem se expressar melhor perante as novas oportunidades, revelando quanto podem agregar de valor à empresa.

3. Estude como as outras pessoas te enxergam

Outra forma de estimular sua autoconfiança é estudando como as pessoas ao seu redor te vêem. Peça aos seus amigos, familiares, colegas de trabalho e supervisores para que contem um pouco do que pensam ao seu respeito e qual o seu papel na trajetória delas. 

Você pode se surpreender com as respostas e perceber que você é ainda mais valorizado do que pensa. Perceba as características positivas que as pessoas percebem em você e deixe-as na sua mente para poder ter autoconfiança e autoestima também.

4. Não faça comparações

Uma das maiores frustrações profissionais surgem quando nos comparamos a outros. É importante ter sonhos e metas pois são eles que vão te ajudar a crescer e se desenvolver. No entanto, não se sinta superior ao observar os seus chefes, coordenadores ou diretores.

Cada um possui o seu tempo para alcançar seus objetivos e, por mais que você ainda não tenha chegado onde queria, veja isso como uma oportunidade. Um degrau de cada vez e logo você chegará ao topo. 

5. Saia da zona de conforto

Como o próprio nome representa, a zona de conforto é um estado onde você se sente tão acomodado na sua situação que não faz mais nada para mudar. Pode até parecer bom para alguns, mas ela é muito perigosa pois te deixa estagnado e faz com que você não seja capaz de melhorar profissionalmente.

E quando falamos em mudar, não significa apenas tentar outras possibilidades no trabalho ou até mesmo buscar por uma nova oportunidade, mas também na vida fora do escritório. Vá em um restaurante diferente, conheça lugares novos e acumule experiências. Isso é muito importante para a evolução pessoal e profissional, além de desenvolver sua autoconfiança. 

Atualize seu currículo com a Currículos Vencedores

Como você pôde ver, a autoconfiança é uma habilidade que pode e deve ser exercitada constantemente para que você alcance seus objetivos e tenha sucesso na carreira. Mas, por mais que você esteja muito seguro, será que o seu currículo está refletindo toda essa sua determinação? Conte com a Currículos Vencedores para fazer o seu currículo se destacar. Com o nosso headhunter, montamos um currículo campeão para que você conquiste aquela vaga tão sonhada! 

O que achou do nosso artigo sobre como trabalhar sua autoconfiança no trabalho? Se gostou, não esqueça de curtir e compartilhar com os seus amigos. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato e fale com os nossos especialistas. Além disso, acompanhe nosso blog! Mensalmente trazemos notícias relacionadas ao mercado profissionais e formas de se destacar nessa competição.

Até a próxima!

Artigos Relacionados