Mercado de Trabalho: o que esperar de 2020?

Mercado de trabalho 2020

O ano de 2020, enfim, chegou! O ano passado foi marcado por sinais de recuperação – mesmo que pequenos – da economia e mercado de trabalho brasileiro. Naturalmente, a expectativa para esse novo ciclo é de avanços ainda mais significativos. Pensando nisso, o Diário do Nordeste conversou com três especialistas em recrutamento para entender melhor o que os trabalhadores podem esperar de 2020. Confira!

1. Mercado aquecido

Continuando o movimento do ano anterior, o mercado promete estar bem aquecido em 2020. Como já falamos por aqui, mais de 70 mil vagas foram criadas em outubro de 2019. A tendência, é a continuidade nessa recuperação.

“As expectativas para 2020 são positivas, tendo em vista o aquecimento do mercado de trabalho neste final de ano. A retomada da economia e os novos planos de governo têm trazido novos investimentos por parte dos empresários em seus negócios, gerando novas oportunidades no mercado de trabalho. Por outro lado, precisamos estar atentos à virada para a tecnologia que muitas profissões estão enfrentando e, consequentemente, suas atividades operacionais. Por isso, compreendendo as necessidades do mercado atual, algumas profissões já têm se posicionado muito mais como consultoras/conselheiras de negócios do que necessariamente executoras das rotinas.

(…) O profissional de mercado precisa, portanto, reinventar sua carreira, passando a ser mais protagonista deste momento e utilizando-se das ferramentas que possam agregar valor às suas entregas, sejam estas no mercado formal (celetista) ou na forma de empreendedor.”, afirmou Lise Aguiar, Mentora de Carreira/Head Hunter.

2. Crescimento profissional

Para Madalena Medeiros, executiva da Mobile Consultoria e Fastjob, palestrante e consultora organizacional e de carreira, o profissional deve se preparar para as novas vagas, investindo no crescimento de sua carreira. Veja o que Madalena disse:

“Perceber as tendências de mercado significa estar um passo à frente da concorrência. O ano de 2020 está chegando e traz um aumento do otimismo em relação ao futuro, com foco maior na agilidade, humanização e diversidade nas empresas. Existem estimativas para a economia brasileira que indicam que o PIB deve crescer no próximo ano o dobro do que o de 2019, uma taxa em torno de 2%. Essa informação nos leva a crer que o desemprego deve apresentar uma ligeira queda. Entretanto, ainda é comum vagas serem abertas e ainda faltarem pessoas qualificadas para preenchê-las. É perceptível o quanto a força de trabalho está mais diversificada, com equipes compostas por pessoas de várias gerações, origens, culturas e locais. Em 2020, isso irá aumentar. A inteligência artificial será cada vez mais presente em nosso cotidiano.

Crescimento na carreira, buscar novidades e tendências, curiosidade, empatia e inquietação serão fundamentais para atuar nesse cenário. Vence quem evolui. E evoluir é desenvolver novas habilidades e competências. A minha sugestão é que em 2020 você possa construir uma carreira inspiradora. Busque autoconhecimento, amplie o seu networking, cuide do corpo e da mente. Construa vínculos positivos, respeite as diferenças e aprenda sempre.”

3. Expectativa positiva

Por fim, a expectativa, no geral, é positiva para o mercado de trabalho em 2020. Para Hallyson Bezerra, gerente de RH, as empresas e os profissionais devem estão saindo desta crise de uma forma muito diferente do que entraram. Ou seja, percebemos um movimento de novas relações profissionais. É justamente por isso que a expectativa é por melhorias em 2020.

No entanto, o especialista ressalta que ainda há bastante incerteza no mercado – especialmente por conta da velocidade das mudanças e os novos hábitos relacionados à tecnologia. Para superar essa volatilidade, torna-se fundamental investir e aperfeiçoar a sua inteligência emocional.

Além disso, Hallyson também dá uma dica importante para quem busca recolocação profissional em 2020:

“Para os que estão buscando recolocação, estejam presentes nas plataformas digitais de recrutamento como LinkedIn, procurem vagas que possuam afinidades com seus pontos fortes. Na hora da entrevista, demonstrem, ainda que minimamente, alguma proximidade com tecnologia, flexibilidade e mantenham a energia alta, mesmo que a jornada esteja difícil. E, em algum momento, solte um sorriso.”

Currículos Vencedores: conquiste as suas oportunidades em 2020!

Com essa expectativa positiva para 2020, é essencial estar preparado para conquistar aquele sonhado emprego novo. Qual a melhor forma de conseguir isso? Com a ajuda de quem entende do negócio! Nós somos a Currículo Vencedores, uma empresa especializada em transformar o seu currículo em um grande diferencial. Isso mesmo, temos um headhunter preparado para coletar as suas informações, e montar um currículo campeão. Não deixe a tão sonhada vaga escapar, invista em você. Invista no seu sucesso.

O que achou do nosso artigo sobre as expectativas para o mercado de trabalho em 2020? Se gostou, não esqueça de curtir e compartilhar com os seus amigos. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato e fale com os nossos especialistas. Além disso, acompanhe nosso blog! Mensalmente trazemos notícias relacionadas ao mercado profissionais e formas de se destacar nessa competição.

Até a próxima!

Artigos Relacionados