Como a pandemia de COVID-19 influenciou as tendências do mercado de trabalho?

A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças no estilo de vida de todo o planeta. O vírus veio repentinamente e fez com que o mercado de trabalho sofresse alterações significativas. Diversas tendências chegaram para ficar, principalmente as que já eram esperadas com a era digital.

Continue a leitura para saber quais foram as mudanças que se tornaram tendências no mercado de trabalho e como elas foram induzidas pela pandemia.

Home office

Uma das principais tendências que a pandemia COVID-19 trouxe foi o trabalho de casa, ou seja, o home office. Muitas empresas já trabalhavam desta forma, mas como os colaboradores precisavam se proteger contra o vírus, era normal que esse modelo de trabalho fosse adotado por várias empresas.

Atualmente algumas empresas trabalham de forma híbrida, no qual, os colaboradores vão alguns dias para o escritório e trabalham os demais em casa. Há quem não goste do modelo, mas não tem como não falar dos seus benefícios, como economia na ida para o trabalho, mais tempo de qualidade com a família, etc.

Trabalho à distância

Pegando um gancho com o home office, temos o trabalho à distância em que o profissional pode ser contratado por empresas do mundo todo. As instituições enxergaram que era possível entregar um bom trabalho mesmo que longe da empresa. A necessidade de isolamento conseguiu abrir novas fronteiras no mercado de trabalho.

Atenção a saúde mental do colaborador

Com o isolamento, muitas pessoas tiveram dificuldade em voltar para o mercado de trabalho. Sendo assim, algumas empresas estão se preocupando mais com a saúde mental dos seus colaboradores.

Em janeiro de 2022, a OMS incluiu o burnout como doença ocupacional, relacionando a doença ao trabalho. Isto foi um divisor de águas para que as instituições pensassem mais sobre quais melhorias poderiam ser feitas no ambiente de trabalho.

Algumas decidiram realizar algumas mudanças como ter um profissional de saúde mental disponível para sua equipe. Outra transição foi diminuir a carga horária ou fazer com que ela fosse mais flexível, trazendo até melhores resultados.

Contratos a curto prazo

Muitas empresas estão contratando os profissionais conforme a demanda de trabalho. Essa tendência se dá devido ao aumento de profissionais que estão dispostos a aprender e que optam por trabalhar de forma remota, facilitando a contratação.

Educação continuada

Essa tendência sempre deveria estar em alta, mas com a pandemia de COVID-19 ela foi enfatizada. Como muitos profissionais tiveram que se reinventar devido à alta taxa de desemprego, pois muitas empresas faliram.

Com isso, todos precisam estar sempre aprendendo algo novo, acompanhando as tendências do mercado, não apenas da sua área, mas tentando enxergar novos horizontes.

Uma das maneiras de se manter antenado no mercado de trabalho, é acompanhar as novidades do nosso blog. Nossos temas são atuais, sempre pensando no que há de melhor para sua vida profissional.

Continue navegando e alavanque sua carreira de forma diferenciada!

Artigos Relacionados