Quais conhecimentos são necessários para se tornar um tech lead?

Tech Lead

Se você ama liderar, passar seu conhecimento para uma equipe e deixá-la cada vez mais engajada, este artigo é para você. Isso porque um tech lead se trata de um profissional que lidera times desenvolvedores de softwares.

Sua função é basicamente passar soluções assertivas para os colaboradores, bem como, sanar todas as suas dúvidas. Continue a leitura e saiba mais sobre as suas funções, quais conhecimentos técnicos necessários e soft skills este profissional deve ter.

Funções de um tech lead em uma empresa

O tech lead, também conhecido como líder técnico de TI, deve estar à frente da equipe. Ele é a base para boas tomadas de decisão, tendo várias funções, como as seguintes:

  • Motivar toda a equipe, sempre avaliando e entendendo como são as necessidades de cada colaborador para que ele ofereça o seu melhor nos projetos;
  • Se possível, realizar questionários de avaliações sobre a liderança e o que pode ser melhorado nos processos;
  • Entregar feedbacks construtivos que fazem total diferença para os funcionários;
  • Estar a par de todos os riscos do projeto e da empresa no setor;
  • Propor normas, ferramentas e técnicas que otimizam os processos e as atividades;
  • Ser o elo entre os times técnicos e demais gestores, sempre indicando quais são as necessidades da equipe.

Conhecimentos essenciais para um bom tech lead

Normalmente, um lead teach é formado em engenharia de software com experiência no setor. Visto que ele necessita de uma boa base para tomar decisões que farão diferença no dia a dia da empresa.

Os conhecimentos necessários de um tech lead são conhecer os sistemas operacionais; entender sobre as linguagens de programação e dominar os ambientes de programação.

Mas não são só as hard skills que diferenciam este profissional de outro na área. As soft skill também são importantes, afinal, estamos falando de um líder que terá que lidar com resoluções de problemas e ter uma comunicação clara para evitar falhas no projeto.

Uma equipe precisa ter liberdade para sanar suas dúvidas sem medo de expor as situações ao seu gestor e entender claramente o que ele quer passar. Além de uma boa comunicação, veja quais são as principais habilidades interpessoais que este profissional deve ter:

  • Inteligência emocional;
  • Empatia;
  • Capacidade de resolver conflitos;
  • Criatividade;
  • Flexibilidade;
  • Organização.

Saiba qual a média salarial de um tech lead

Agora que você sabe quais são as hard skills e soft skills que um tech lead precisa ter, é importante saber quanto é o seu salário no mercado. Uma boa média salarial acaba se tornando um combustível para qualquer profissional.

Segundo dados do site Glassdoor, a média salarial de um tech lead é de R$ 14.000,00 por mês, com base em mais de 1.800 salários (dados fevereiro/2023).

Resumindo, este profissional precisa ter habilidades técnicas como as citadas neste artigo, mas também ter um bom relacionamento interpessoal e um bom equilíbrio emocional.

Confira nosso artigo sobre os 10 melhores sites de empregos para encontrar a melhor vaga de tech lead para você. Continue navegando em nosso blog e encontre dicas que serão decisivas para sua vida profissional!

Artigos Relacionados