Solicitação de emprego: dicas para conseguir a oportunidade perfeita
O mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais competitivo, especialmente em momentos de crise. Para muitas pessoas, conseguir uma colocação é um desafio e, por isso, precisam utilizar todos os recursos possíveis para alcançar a oportunidade certa. Um desses meios é a solicitação de emprego, um modelo de carta que pode te trazer grandes conquistas. Continue lendo!
O que é a solicitação de emprego
Essa nada mais é do que uma ferramenta profissional utilizada com o propósito de se apresentar e, como o próprio nome indica, solicitar uma oportunidade de emprego na empresa requisitada. Geralmente, ela é elaborada quando o candidato envia o seu currículo para uma vaga de seu interesse, em casos que a empresa possui o “Trabalhe conosco” ou também em sites de vagas.
Semelhante a um cartão de visitas, ela deve não apenas trazer dados mas também ser o mais convincente possível. Ela será responsável por fazer o recrutador acreditar que você é a pessoa certa para o cargo. Além disso, deve ser muito bem escrita para passar uma boa impressão.
O que colocar?
De maneira geral, algumas informações que são boas para esse tipo de documento são os seus pontos positivos e o que você pode agregar à empresa. Além disso, também é interessante agregar:
Documentos
- Carta de apresentação
- Currículo
- Referências de cargos anteriores
- Certificados de qualificação
- Documentos comprobatórios como diploma, avaliações, etc
Perfil pessoal
- Suas qualificações
- Setores que já atuou
- Pontos fortes e talentos
- Setor de interesse
Além disso, é interessante incluir também seus salário pretendido, disponibilidade de início e o que mais considerar relevante para sua oportunidade.
Dicas para uma boa solicitação de emprego
A primeira dica é: faça com que ela seja simples, direta e concisa. Os recrutadores muitas vezes dão mais importância para o currículo, por isso, guarde todas aquelas informações numerosas que você possui para ele. Além disso, jamais copie o CV diretamente no corpo do e-mail porque isso torna sua solicitação de emprego bem desinteressante. Envie-o como anexo em formato DOC ou PDF (de preferência).
Além disso, inclua algumas palavras chave que se destaquem. Se você possui alguma habilidade técnica, por exemplo, isso pode fazer toda a diferença. No entanto, adjetivos simples e clichês, como “proativo”, “fora da caixa” e por aí vai, possuem o efeito contrário e devem ser evitados.
É importante também ler, reler e revisar muitas vezes para que nada passe despercebido. Faça isso de maneira criteriosa para corrigir erros de digitação e ortografia pois eles podem acabar fazendo com que o recrutador perca o interesse em te contatar.
Por fim, a última dica é que você pesquise sobre a empresa antes de enviar sua solicitação. Algumas informações sobre a cultura da organização, por exemplo, podem te colocar na frente dos outros candidatos. Na hora de responder sobre o porquê você deveria ser contratado, as chances de ter a resposta ideal se tornam muito maiores.
O que achou do nosso artigo sobre solicitação de emprego? Se gostou, não esqueça de curtir e compartilhar com os seus amigos. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato e fale com os nossos especialistas. Além disso, acompanhe nosso blog! Mensalmente trazemos notícias relacionadas ao mercado profissionais e formas de se destacar nessa competição.
Até a próxima!