Como se preparar para uma feira de empregos e tirar o máximo proveito do evento?
Uma feira de empregos se trata de um evento que reúne diversas oportunidades de se colocar no mercado de trabalho. Nela, inúmeras empresas, desde pequenas até as grandes instituições se juntam para ofertar vagas de emprego.
Ambas as partes ganham com esta feira, tanto os candidatos quanto as empresas têm maiores chances de fechar bons contratos. Se deseja entregar o seu melhor e tirar o máximo de proveito deste evento, confira as dicas que separamos ao longo do artigo.
Conheça as empresas que estarão na feira de empregos
Normalmente, no próprio site da feira de empregos você encontra informações sobre quais empresas estarão presentes. Se informe sobre o nicho, qual a cultura da empresa para entender o que ela espera dos candidatos. Assim, você não perde tempo e vai direto nas vagas que você mais se identifica.
Leve seu currículo atualizado
Na feira podem ter entrevistas de emprego de vagas que condizem com o seu perfil. Dessa forma, é preciso ir com seu currículo atualizado e impresso. Uma dica é manter as experiências profissionais que condizem com a vaga pretendida, assim como os cursos.
Identifique suas hard e soft skills
As hard skills são as habilidades técnicas, como os cursos, faculdades, etc. Já as soft skills são as habilidades comportamentais, que se trata da nossa personalidade. É importante saber quais são as suas para passar para os recrutadores qual o seu conhecimento que adquiriu ao longo da sua carreira.
Você pode realizar testes para saber quais são as suas soft skills em sites específicos.
Se vista como se estivesse indo para uma entrevista
Como dito acima, podem ter diversas entrevistas ao longo da feira de empregos. Portanto, vá preparado, o ideal é não exagerar na maquiagem, perfume e roupas justas. Roupa social ainda é uma boa escolha para passar uma boa mensagem. Além disso, sempre seja objetivo nas suas respostas, demonstrando interesse e olhando nos olhos do recrutador.
Colete informações sobre as empresas
São muitas informações para guardar, portanto, pegue os cartões de visita para entrar em contato futuramente. Você pode enviar um e-mail de agradecimento para as empresas que fez entrevista, demonstrando interesse.
Faça networking
A feira de empregos é uma boa oportunidade para fazer networking. Você pode até não passar nas entrevistas e ter uma rejeição no processo seletivo, mas isso não significa que a experiência de um evento deste porte não trará frutos.
Você pode se conectar com diversos recrutadores pelo LinkedIn e, através disso, estar a par de várias vagas que vão surgir ao longo do ano. Essa proximidade também pode ser feita com outros candidatos, tendo como resultado a divulgação de vagas entre grupos que podem ser criados entre todos os que ainda procuram uma oportunidade.
Se na sua cidade ainda não vai rolar uma feira de empregos, você pode procurar uma vaga de emprego em sites de empregos gratuitos e pagos. Continue navegando pelo blog da Currículos Vencedores e tenha as melhores dicas do mercado de trabalho.