5 opções de carreira em tecnologia da informação
Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Softwares (Abes), no estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2021”, a indústria de tecnologia no Brasil cresceu 22,9% e investiu cerca de 200,3 bilhões de reais. Portanto, investir em uma carreira em tecnologia da informação é a escolha certa.
Mesmo com a pandemia, essa área está em alta mais do que nunca. Confira as 5 carreiras que você pode optar e dicas de como segui-las nesse artigo.
Perfil do profissional que quer seguir carreira em tecnologia da informação
Independente de qual carreira em tecnologia da informação você quer seguir, algumas habilidades são essenciais para se destacar no mercado. Separamos alguns importantes, confira quais delas você identifica no seu perfil:
Comunicativo
O profissional de TI não trabalha sozinho. Muitas vezes, a sua função é orientar os colegas de trabalho em como funcionam os novos sistemas da empresa. Dessa forma, ele precisa saber explicar da maneira mais simples como esses sistemas trabalham.
Proativo
Sair do óbvio faz qualquer profissional da área de TI se destacar no mercado. Conseguir identificar soluções para problemas que causaram grandes perdas na empresa e ter envolvimento no negócio é uma das habilidades de quem deseja seguir na carreira em tecnologia da informação.
Além das soft skills que citamos, o que te faz destacar é falar outro idioma. Muitos programas são em outros idiomas como o inglês, além disso, a carreira internacional nessa área é bem próspera.
5 carreiras em tecnologia da informação
Agora que você já conhece algumas habilidades que o profissional de TI deve ter para se destacar, chegou a hora de conhecer mais sobre 5 opções de profissões da área para se inspirar.
1 – Arquiteto de redes
O arquiteto de redes é responsável pela criação e manutenção de redes como intranets e infraestruturas na nuvem. Elabora o orçamento e implementação de sistemas e redes, portanto, deve entender a fundo sobre sistemas. Confira algumas opções de curso para trabalhar na área:
- Bacharelado: Ciências da Computação e Engenharia da Computação;
- Tecnólogo: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão em Tecnologia da Informação;
- Pós-graduação: Especialização em Arquitetura da Informação ou Arquitetura e Soluções de TI.
Uma opção de curso iniciante para ter noção na área é o oferecido pela Fundação Bradesco. No curso de Introdução a Redes de Computadores você aprenderá conceitos importantes sobre como as redes funcionam.
O salário de um profissional que quer seguir essa carreira em tecnologia da informação está em média 19 mil reais no ano de 2022.
2 – Desenvolvedor Mobile
O uso dos aplicativos nos smartphones é uma necessidade para todos. O desenvolvedor mobile desenvolve esses aplicativos. Ele vai além de apenas saber sobre as linguagens de programação, ele deve ter um olhar analítico para pensar nas necessidades e experiência do usuário.
Normalmente, o profissional desenvolvedor mobile é graduado em Ciências da Computação e Sistemas de Informação. Caso queira se aperfeiçoar em Android Studio, você pode se cadastrar no curso de Desenvolvendo Aplicações Mobile com Android Studio da Fundação Bradesco, um curso totalmente gratuito e on-line.
A média salarial de um desenvolvedor mobile no Brasil é de 5 mil reais.
3 – Programador Web
A criação de sites, portais, fóruns e blogs fica por conta desse profissional. Como visto, as oportunidades são imensas e dificilmente esse segmento decai, até em situações como a pandemia de COVID-19, ele não sofreu alterações.
O domínio sobre ferramentas como Java, PHP e ASP fazem parte da rotina do programador web. Portanto, você deve gostar de trabalhar com isso. O curso de graduação em Sistemas de Informação é uma das escolhas que você pode fazer para seguir essa carreira.
Existem várias opções de cursos gratuitos para aprender como programar. Veja qual você se identifica e comece agora mesmo. O programador é uma das profissões mais bem pagas do Brasil em 2022, podendo chegar a 18 mil reais.
4 – Jogos Digitais
O Brasil tem o maior mercado de games da América Latina. Apresentando uma receita de 11 bilhões de reais no ano de 2021, o profissional de jogos digitais está por trás disso. Ele quem desenvolve jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets e videogames.
Esse profissional deve ser criativo e possuir conhecimentos em exatas. O curso de Jogos Digitais é tecnólogo e dura em média 2 anos. Uma forma muito rápida de se inserir no mercado.
A Lumina – UFRGS oferece um curso gratuito sobre o setor de games no Brasil. Ele é à distância e apresenta o setor e capacita empreendedores para se inserirem no mercado. Seu salário é um pouco mais de 3 mil reais.
5 – Segurança da Informação
A preocupação com a segurança de dados na internet é uma das maiores atenções por parte das empresas. Por isso, essa carreira em tecnologia da informação é muito promissora. Ele garante a segurança e integridade dos dados da empresa e seus clientes.
Veja alguns cursos tecnólogos que você pode fazer:
- Gestão de Segurança de Computadores;
- Segurança da Tecnologia da Informação;
- Segurança de Computadores;
- Segurança da Rede de Computadores.
Após formado, faça cursos de segurança da informação para complementar seu currículo.
Qualquer profissional da área deve sempre estar atento às inovações e atualizações para sempre ter novas oportunidades de ascensão na carreira.
Qual profissional em tecnologia da informação você mais se identifica? Confira mais dicas sobre essa área e como ter um currículo vencedor em nosso blog!