O que é e como fazer um currículo para PCD?
Conforme a Lei 8.213/91, empresas que possuem entre 100 e 200 funcionários devem reservar 2% das oportunidades para pessoas com deficiência. As que contam com 201 a 500 colaboradores, 3% deles devem ser PCD ‘s. Portanto, ter um currículo para PCD eficiente é muito importante para não deixar essa oportunidade escapar.
Trouxemos dicas essenciais para que você tenha mais chances de ser selecionado.
O que é um currículo para PCD
Um currículo para PCD não foge muito dos outros tipos de currículos. A única diferença é que nele constam informações sobre a deficiência do candidato no início e no final do documento.
Como deve ser um currículo para PCD
Ainda não iniciou sua vida profissional ou quer voltar para o mercado de trabalho com um currículo para PCD bem elaborado? Se a sua resposta for sim, está no caminho certo, vamos ensinar o passo a passo de como ele deve ser feito.
A regra do menos é mais é válida para todos os currículos. Os recrutadores gostam de ir direto ao ponto e ver informações objetivas, inclusive nas entrevistas. Evite cometer os erros mais comuns ao criar um currículo e confira as dicas a seguir:
Informações pessoais
Inicie pelo básico, adicionando seus dados pessoais como:
- Nome completo;
- E-mail;
- Endereço;
- Telefone;
- Idade;
- Estado civil;
- Nome da deficiência e o CID (Classificação Internacional de Doenças). Se você não sabe ou tem dúvidas sobre qual seria a sua numeração, basta pesquisar no site da PebMed.
As informações devem ser atuais e corretas, principalmente o telefone e e-mail.
Histórico Profissional
Comece listando as suas experiências profissionais das mais recentes para as mais antigas. Organizando da seguinte forma:
- Nome da empresa;
- Cargo ocupado;
- Período.
Aqui você também deve ser claro, foque nos cargos que tem a ver com a vaga em questão. Detalhe o que for pertinente sobre as atividades exercidas nele.
Formação
Essas informações devem ser sempre das mais atuais para as mais antigas.
Cursos
Se tiver algum curso que agregue para ser escolhido na vaga, coloque. Por exemplo, se tiver um curso de confeitaria e um de excel e a vaga é de para auxiliar administrativo, apenas deixe a segunda opção no seu currículo.
Idiomas
Essa é uma informação que pode ser crucial para ser aceito na vaga. Especifique o seu nível de escrita, leitura e conversação.
Voluntariado
O trabalho voluntário enriquece o currículo para PCD. Se tiver algum, não se esqueça de inseri-lo, pois será um grande diferencial.
Informações sobre a deficiência
Agora chegou o momento de você detalhar suas limitações e o grau da sua deficiência. Por exemplo, um deficiente auditivo pode especificar se ela é parcial ou bilateral. Também deve informar se necessita de alguma infraestrutura para realizar suas atividades e quais aparelhos utiliza.
Onde encontrar vagas para PCD
Separamos 3 sites principais para você encontrar uma vaga para PCD do seu interesse:
Além desses sites, você pode usar a rede social Linkedin, seu sistema de busca é bem eficaz.
Siga as demais dicas em nosso blog para turbinar sua carreira e ter cada vez mais chances nas oportunidades. Boa sorte na sua candidatura e até mais!