Idosos no mercado de trabalho: venha descobrir

idosos no mercado de trabalho
29/06/2021

Sabia que o número de idosos no mercado de trabalho tem aumentado bastante nos últimos anos?

Neste artigo, você entenderá que por mais que os idosos estejam cada vez mais dentro das empresas, eles ainda possuem dificuldades e resistência de diversas organizações em contratá-los.

Continue a leitura e descubra os benefícios que um idoso traz ao seu ambiente de trabalho.

Quantos idosos há no mercado de trabalho no Brasil?

Segundo o IBGE, em 2019, o Brasil tinha mais de 29 milhões de pessoas idosas trabalhando e, em 2060, deve chegar além de 73 milhões.

Mas o que faz com que esse número cresça tanto?

A OMS, Organização Mundial da Saúde, é responsável por estabelecer a idade mínima que uma pessoa se torna idosa, atualmente sendo 60 anos.

Mas essa avaliação, leva em conta somente o envelhecimento físico, e não a capacidade da pessoa de ser socialmente ativa.

O aumento da expectativa de vida pode ser influenciado por vários fatores, dentro deles o avanço na área da saúde são os principais, uma vez que influenciam na taxa de fertilidade e mortalidade.

Esses avanços fizeram com que a expectativa de vida chegasse a 76,3 anos em 2018, um aumento de 3 meses e 4 dias em relação ao ano de 2017, de acordo com o IBGE.

Há preconceito com os idosos no mercado de trabalho?

Mesmo tendo um aumento no número de idosos que estão no mercado de trabalho, há também um aumento na taxa de desemprego, saindo de 18,5% em 2013 para 40,3% em 2018.

Isso ocorre, porque com o aumento da procura de emprego nessa faixa etária, não há vagas o suficiente para esses profissionais e por isso o número de desemprego aumentou.

Além disso, o número da procura por emprego aumenta porque os idosos dizem que a aposentadoria não é o suficiente, e por isso acabam buscando oportunidades no mercado de trabalho.

Quais vantagens de contratar um idoso para a sua equipe?

Através de pesquisas, foi mostrado que os profissionais idosos são mais tolerantes, carinhosos, cuidadosos, produtivos, responsáveis, educados, atenciosos, éticos e são os que estão mais preparados para o mercado de trabalho.

Essas características são os principais motivos para que as empresas comecem a contratar idosos para as suas equipes, pois com certeza terão uma oportunidade de crescimento no negócio.

Por serem carismáticos, ajudam as empresas que lidam diretamente com os clientes, contribuindo para uma maior fidelização de contratos.


O que achou do nosso artigo sobre Idosos no mercado de trabalho. Se gostou, não esqueça de curtir e compartilhar com os seus amigos. Além disso, acompanhe nosso blog e fique por dentro de muitas outras dicas e notícias para se destacar no mercado de trabalho. Até a próxima!