Como a Inteligência Artificial está afetando o mercado de trabalho?

inteligencia-artificial

Embora muitas pessoas ignorem esse fato, a Inteligência Artificial (IA) já faz parte da nossa rotina há algum tempo. Porém, a preocupação em relação a como ela está afetando e pode afetar ainda mais o mercado de trabalho teve seu “boom” somente mais recentemente, com a criação do ChatGPT.

Inclusive, quando questionada a respeito de a IA deixar as pessoas sem trabalho, a própria ferramenta afirmou que se trata de algo improvável.
E mais detalhes sobre isso podem ser conferidos a seguir.

No fundo, é algo pelo qual a humanidade sempre buscou

Qualquer preocupação que a Inteligência Artificial venha a causar é, de fato, plausível.
Porém, deve-se considerar que a tecnologia tem avançado cada vez mais justamente por conta do desejo humano: não é de hoje que se buscam tecnologias que podem resultar em rotinas de trabalho cada vez mais facilitadas.

E a IA é somente um produto dessa busca, o que torna importante avaliar seu contexto por todos os ângulos possíveis.

O temor que a Inteligência Artificial pode causar em muitos profissionais é inegável

Muitas pessoas, até mesmo aquelas que nem mesmo entraram no mercado de trabalho ainda, mas já escolheram uma profissão, ficam com receio de, em um futuro até que próximo, terem que buscar outras oportunidades, por causa da Inteligência Artificial.

Afinal, essa tecnologia afeta o mercado também por meio da automação, simplificando principalmente as tarefas mais repetitivas e, ao que parece, tirando o emprego de quem as exercia até então.

Porém, não é bem assim, sabia?

A Inteligência Artificial de fato possui um lado mais focado na facilidade, na economia de tempo e no futuro. Mas, de modo geral, ela também afeta (e continuará afetando) inúmeras profissões positivamente.

Mesmo assim a IA é uma aliada, em diversos sentidos

Ocorre que, de modo geral, esta inteligência tão revolucionária pode ajudar a otimizar consideravelmente diversos afazeres atuais e, ainda, criar novos trabalhos.

Afinal, sempre existirá a necessidade de pessoas que saibam lidar com as máquinas, de modo a mantê-las em perfeito funcionamento. Ou seja: a mão de obra humana, em sua esmagadora maioria, é e continuará sendo muito necessária.

Inclusive, conhecer as ferramentas de IA e saber lidar com elas será cada vez mais um diferencial para ser acrescentado no currículo.

Então, se prepare: a depender do trabalho que você desenvolve ou pretende desenvolver, valerá a pena ter esse diferencial. Há muitas empresas que lidam com marketing digital, por exemplo, e já estão pedindo que seus colaboradores (principalmente os novos) saibam usar o ChatGPT.

E, por fim, vale frisar que muitas discussões a respeito dessa temática já estão em andamento há algum tempo, encontrando soluções para que as pessoas continuem sendo mais valorizadas que as máquinas, dentro das empresas.

Sabemos que o tema Inteligência Artificial pode assustar um pouco, principalmente quando colocado em notícias sensacionalistas.

Mas, de modo geral, é importante que cada indivíduo continue buscando fazer o seu melhor dentro do mercado de trabalho, de forma a se tornar insubstituível.

E você pode sempre fazer isso com a ajuda dos demais conteúdos do blog Currículos Vencedores.

Artigos Relacionados