Plano de desenvolvimento individual – Como desenvolver um PDI?

plano de desenvolvimento individual

Você como gestor de uma equipe sempre espera os melhores resultados possíveis de seus profissionais certo? Espera que todos possam alcançar os resultados mais positivos e colocar a equipe em uma posição de total sucesso.

Mas para chegar nesse ponto, onde todos – incluindo você como líder – estão interligados e atuando como um time de alta performance é necessário muito planejamento individual e em equipe. Mas antes de mais nada vamos partir de uma premissa básica, se você não conhece seu colaborador a sua equipe terá muitas dificuldades de chegar lá.

Por isso, como forma de criar uma estratégia onde sua equipe possa crescer e alcançar resultados positivos é começar com um bom plano de desenvolvimento individual, assim com cada peça da equipe em perfeita harmonia, o time muda de sintonia.

Gestora desenvolvendo um plano de desenvolvimento individual

Foto Gestora desenvolvendo um plano de desenvolvimento individual

Como desenvolver um PDI?

Não se preocupe se no momento como líder de uma equipe se você ainda está um pouco perdido ou não sabe exatamente por onde começar quando o assunto é o plano de desenvolvimento individual. Estamos aqui para te ajudar nesse processo.

Separamos algumas dicas que vão facilitar muito a criação do plano de desenvolvimento individual para alavancar o sucesso de cada um de seus colaboradores e por consequência o da sua equipe.

Tenha um objetivo claro

Sem objetivos não alcançamos lugar algum. Se você quer ter um bom plano de desenvolvimento individual você precisa ter um objetivo claro e direto, não adianta querer que sua equipe cresça mas você não sabe exatamente para onde.

Então antes de mais nada planeje um objetivo e o siga, assim guiar sua equipe se torna uma tarefa bem mais simples do que ir sem direção esperando que o resultado seja igual. Mas cuidado, metas e objetivos devem ser passíveis de alcançar, não de um passo maior que sua perna e defina algo impossível de chegar, isso só trará frustrações para todos os envolvidos.

Saiba bem a fase de desenvolvimento de cada colaborador

Tendo um objetivos claros e definidos, o passo seguinte é conhecer seus colaboradores a fundo, entender que cada um está em uma fase e precisam de diferentes abordagens. É essencial identificar essas diferenças para conseguir um resultado positivo, observar como é o desenvolvimento de cada colaborador, encontrar as dificuldades e os acertos de cada um para assim realizar um trabalho mais pessoal e completo.

Avalie os pontos forte e fracos

Você tendo conhecimento do perfil de cada colaborador é um passo a mais para identificar os pontos fortes e fracos e trabalhar com eles. Identificando essas características essenciais, você como líder da equipe pode trabalhar em realçar os pontos positivos e aprimorar os negativos.

Sempre buscando aperfeiçoar cada um de seus colaboradores a fim de chegar aos melhores resultados para o time e a empresa.

Feedback é essencial

Não esqueça os feedbacks e o mais importante: faça isso de forma individual! Feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, são sempre uma forma muito produtiva de incentivar o colaborador e demonstrar que seus esforços estão sendo reconhecidos.
Mas tenha um certo cuidado em como você passa esse feedback.

Não simplesmente jogue a informação e pronto, pelo contrário trabalhe com ela, de forma que você pontue os erros e acertos, os pontos que podem ser melhorados e os que estão trazendo resultados.

Sua principal missão é incentivar sua equipe!

Ferramentas de apoio

Não tenha medo de utilizar ferramentas de apoio, elas servem exatamente para isso, te auxiliar na organização das informações e processos. Use e abuse de ferramentas que analisam e possam medir o seu progresso e o dos colaboradores.

Dessa forma é possível ter maior controle sobre o crescimento e é um forma mais simples de compartilhar com gestores, que por sua vez vão analisar o quanto a equipe evoluiu e realizar as interferências quando necessário.

A Currículo Vencedores vai te ajudar a conquistar seu emprego

A Currículo Vencedores está aqui para te ajudar na busca da melhor oportunidade profissional. A elaboração de um currículo não é tarefa simples, um bom CV precisa seguir diversas regras, como ser bem escrito, organizado e direto.

Ciente de como isso é desafiador para muitos candidatos, a Currículo Vencedores surgiu para ser uma solução completa. Nossos especialistas em recrutamento montam currículos, escrevem cartas de apresentação e também reestruturam todo o seu perfil no LinkedIn. Ou seja, somos a empresa que te ampara da melhor forma possível.

Saiba Mais: Consultoria Headhunter: entenda por que usar!

Veja Mais: Dicas para escolher uma carreira: primeiros passos na profissão

Artigos Relacionados