Saiba quais são as habilidades técnicas mais buscadas por recrutadores!

tecnicas-buscadas-por-recrutadores

Qualquer pessoa que decide obter o máximo de informações a respeito do mercado de trabalho acaba se deparando com termos que, não raramente, costumam causar diversas dúvidas. E as habilidades técnicas fazem parte desse contexto.

Afinal: do que se trata esse assunto, e por que ele é tão importante para qualquer candidato a uma vaga de emprego? E quais seriam as habilidades técnicas de maior importância para os recrutadores e empresas atualmente?

As respostas para todas essas perguntas estão no decorrer do artigo a seguir, não deixe de ler até o final!

O que são as habilidades técnicas, afinal

Antes de saber quais são as habilidades técnicas que estão mais em alta no mercado de trabalho, porém, é importante que você saiba do que se trata esse termo.

E a explicação para isso não poderia ser mais simples:

As habilidades técnicas, também chamadas de hard skills, são todas aquelas que uma pessoa precisa ter para conseguir desempenhar determinada função com maestria. Sendo que as mesmas são obtidas por meio de vivências e experiências diversas e também, claro, por meio de cursos.

Juntos às soft skills, que são as habilidades comportamentais, elas criam o “combo” perfeito que toda empresa busca na hora de contratar alguém.

Não basta que o candidato tenha raciocínio mais analítico e saiba trabalhar bem em equipe, por exemplo. Se não tiver as habilidades técnicas necessárias, ele certamente não será de grande proveito para a empresa contratante.

Algumas das habilidades técnicas mais importantes atualmente

Com a evolução da tecnologia, algumas habilidades técnicas ganharam mais destaque, enquanto outras continuam em alta como sempre estiveram.

Veja, abaixo, algumas delas, e prepare-se, pois as mesmas são consideradas indispensáveis atualmente:

1. Capacidade de analisar dados com facilidade
Hoje em dia qualquer empresa lida com milhares de dados todos os dias, sendo eles indispensáveis para as tomadas de decisões.
Logo, quem souber interpretá-los de maneira clara e estratégica sairá na frente no mercado de trabalho.

2. Conhecimentos relacionados à Tecnologia da Informação
O famoso “cara do T.I.” nunca foi tão valorizado, acredite!
Ter ao menos uma noção a respeito das linguagens de programação e do uso de redes deixou de ser um forte diferencial e se tornou uma necessidade nos tempos atuais.

3. Habilidades relacionadas ao marketing digital
Você provavelmente já deve ter notado que existem muitas empresas em busca de quem saiba gerenciar redes sociais e criar boas páginas de vendas, por exemplo.

Então, se você ainda não possui as habilidades técnicas relacionadas ao marketing digital, é interessante que busque desenvolvê-las.

Vale ressaltar que um dos pontos positivos de todas as habilidades citadas diz respeito justamente ao fato de que elas podem ser aprendidas, ao contrário do que ocorre com as habilidades comportamentais.

Obviamente, também há a questão da afinidade (algumas pessoas simplesmente não nasceram para vender ou para gerenciar projetos, por exemplo), mas, de modo geral, por meio de estudos e vivências as hard skills podem ser desenvolvidas.

E então: pronto para se preparar ainda mais para o mercado de trabalho?

Não deixe de ler os outros artigos do blog Currículos Vencedores para ter acesso a mais dicas valiosas.

Artigos Relacionados