Carta de Demissão – Como se escreve uma carta de demissão?

carta de demissão

Para muitos talvez um dos processos mais difíceis é o momento de pedir demissão, independente do motivo o qual levará você a essa decisão, pedir demissão nunca é uma tarefa tão simples assim. O processo de demissão vai além de só chegar no RH e pedir, na verdade, a forma mais cordial e correta seria informar o pedido para o setor responsável , deixando bem claro que se há um aviso prévio e a data em si do seu último dia de trabalho, mas tudo isso deve ser formalizado através de uma carta de demissão, que é entregue ao seu chefe e RH.

As cartas de demissão em si não são nenhum mistério, muitos trabalhadores têm total conhecimento da sua existência, mas muitos não sabem exatamente como devem ser feitas ou até mesmo sua importância. A carta de demissão existe como uma confirmação legal pelas regras jurídicas, tanto para a empresa quanto para o funcionário, do pedido de demissão e de alguns parâmetros acordados, como já dissemos anteriormente na comunicação do aviso prévio.

É de conhecimento geral que normalmente as verbas rescisórias para funcionários que pedem demissão é menor do que em caso das demissões que partem da empresa, por isso é essencial que a carta de demissão exista, como uma forma de assegurar ambas as partes.

Como se escreve uma carta de demissão?

Existem alguns modelos de carta de demissão, das mais simples até as mais informais, mas em geral os modelos mais simples cumprem de forma fácil e prática a comunicação legal da demissão, incluindo as informações mais importantes para esse processo. Claro que os modelos mais elaborados podem conter informações extras do que o básico obrigatório por lei.

É obrigatório que a carta seja escrita a mão com assinatura, não vale e-mails ou cartas digitadas, para caso qualquer problema possa surgir no futuro seja possível comprovar em juízo quem realmente escreveu a carta.

Se você optou pelo modelo mais simples e formal, seja objetivo e claro, pois esse papel ficará arquivado junto com o seu nome e nome da empresa, então essa não é a hora correta para discursar sobre os momentos bons ou ruins durante seu período de trabalho.

Como dissemos, seja claro e informe somente o necessário. Os modelos mais simples formais incluem as seguintes informações:

  • Nome da Empresa;
  • Nome do responsável, seja ele seu chefe, gestor ou responsável pelo RH;
  • Sua solicitação do desligamento do cargo e indique qual seu cargo;
  • Informação sobre o cumprimento ou não do Aviso Prévio;
  • Local e Data (com dia, mês e ano);
  • Seu nome completo e sua assinatura.

Além do modelo simples de carta de demissão, como as informadas acima e com sinalização de aviso prévio ou não, temos os modelos de cartas que podem incluir um agradecimento pelo tempo em que passou pela empresa.

Cartas que incluem um aviso onde você está disposto a passar um tempo na empresa para auxiliar o novo colaborador nas atividades pertinentes ao seu cargo e algumas vezes você pode investir em um modelo de carta de demissão informal, mas esse pode ser um dos mais arriscados a utilizar por isso tenha total consciência se é válido o modelo mais informal para o modelo de negócio da empresa.

A Currículo Vencedores vai te ajudar a conquistar seu emprego

A Currículo Vencedores está aqui para te ajudar na busca da melhor oportunidade profissional. A elaboração de um currículo não é tarefa simples, um bom CV precisa seguir diversas regras, como ser bem escrito, organizado e direto.

Ciente de como isso é desafiador para muitos candidatos, a Currículo Vencedores surgiu para ser uma solução completa. Nossos especialistas em recrutamento montam currículos, escrevem cartas de apresentação e também reestruturam todo o seu perfil no LinkedIn. Ou seja, somos a empresa que te ampara da melhor forma possível.

Leia Mais: Está desempregado? 5 dicas para usar o LinkedIn!

Artigos Relacionados