Qual a importância de deixar claro o seu objetivo profissional no currículo?
Na hora de criar um currículo, são muitas as informações que não queremos deixar de fora. Há aquelas de cunho mais pessoal, como nome e telefone ou e-mail para contato, a parte da formação acadêmica e, ainda, o famoso objetivo profissional.
É praticamente impossível vermos qualquer conteúdo que fale sobre a criação de currículos sem citar esse objetivo.
Porém, até mesmo para o desânimo de muitos candidatos, nem sempre tais conteúdos explicam a real importância de inserir essa informação no documento, não é mesmo?
E se você também está cansado de se deparar com conteúdos desse tipo, saiba que agora veio ao artigo certo!
Não deixe de fazer a leitura até o final para saber tudo o que precisa a respeito de colocar um objetivo profissional claro no próximo currículo que criar.
A real importância do objetivo profissional em um currículo
Não há muito segredo: a inclusão do objetivo profissional em qualquer currículo é de extrema importância pelo simples fato de que é ela que ajudará o recrutador a saber se o candidato em questão de fato se encaixa na vaga ofertada.
Incluir a formação acadêmica acima citada, por exemplo, também é muito importante em termos de conhecer a trajetória da pessoa e no que ela é especializada.
Porém, uma vez estando presente, o objetivo profissional direciona de forma mais completa a decisão do RH.
Afinal, nada impede que, mesmo aparentando ser o candidato perfeito, o indivíduo tenha um objetivo que não irá conseguir alcançar na empresa nesse momento. Seriam interesses distintos e, portanto, uma possível perda de tempo para as duas partes envolvidas.
Quando o objetivo profissional deve ser citado no currículo
Tal objetivo deve ser citado em todo e qualquer currículo que você enviar para uma empresa. E não há problemas em mudá-lo vez ou outra, pois, como foi citado, ele sempre precisará condizer com seu atual momento de vida pessoal e profissional.
Logo, nada impede que agora você esteja querendo apenas adquirir experiência de modo geral por estar em busca do primeiro emprego, por exemplo, e daqui um ano, caso precise de recolocação profissional, tenha o objetivo de desenvolver mais suas habilidades de liderança.
O importante é, de fato, nunca enviar um currículo que esteja sem objetivo profissional.
Exemplos que podem te inspirar na hora de preencher seu currículo
De modo geral, o objetivo profissional sempre é apresentado nos currículos de forma breve: somente uma frase ou, no máximo, um parágrafo curto.
É comum, também, que os candidatos trabalhem esse texto para cada vaga que se candidatam, deixando-o mais personalizado.
Não há regra.
Mas, caso você queira alguns exemplos para se inspirar, aí vão eles:
- “Meu objetivo é conseguir minha primeira colocação dentro da área”;
- “Tenho o objetivo de desenvolver minhas habilidades de liderança”;
- “Com base em minha ampla experiência, busco atuar como gerente”.
Os exemplos acima, claro, estão “crus”, valendo a pena lapidá-los de acordo com a sua necessidade.
E, se você almeja atuar como gerente, por exemplo, poderá aprender muito com o artigo 5 dicas para ter um bom currículo de gerente de projetos, não deixe de ler!